Prussia Bier completa dez anos com planos de dobrar a produção de cerveja

Com uma planta fabril em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade com pouco mais de 12 mil moradores na região Central de Minas Gerais, a Prussia Bier está completando dez anos de operação. E, em meio às comemorações, a cervejaria se prepara para dobrar sua capacidade produtiva em 2025, passando dos atuais 80 mil litros por mês para 160 mil.
Se, há dez anos, a Prussia surgiu como uma cervejaria de fabricação própria nas versões em lata e garrafa, hoje, além de produzir os próprios rótulos, também assume o processo de produção e envase de bebidas de outras marcas do setor.
Em entrevista ao Diário do Comércio, o CEO da Prussia Bier, Fernando Cota, relembra a origem do empreendimento. “Nós surgirmos como a segunda geração das cervejarias artesanais, sendo que, quando começamos em 2014, existiam apenas 20 cervejarias artesanais em Minas; hoje, o Estado já soma 222”, compara.
Fernando Cota e o amigo de longa data, Douglas Vidal, decidiram unir forças e conhecimentos para criar a fabricante de cervejas. Fernando deixou sua carreira de engenheiro no setor de siderurgia, enquanto Douglas, que era empresário no ramo de panificação, trouxe sua experiência para viabilizar a criação da planta fabril.
No início, o pai de Fernando, José Carlos Cota, ex-comerciante em João Monlevade, ajudou os dois a estabelecerem o negócio. “Meu pai nos ajudou muito no começo. Ele foi e continua sendo uma grande inspiração. Com a ajuda dele, nós juntamos forças: eu atuando na parte de administração e operação da empresa e o Douglas na parte comercial”, relembra.
A família de Fernando possuía um terreno em São Gonçalo do Rio Abaixo, e foi esse local que escolheram para construir a planta produtiva.
“A fábrica existe desde o primeiro ano. Inicialmente, ela produzia 8 mil litros por mês com um único rótulo, na versão pilsen, justamente para estabelecer a marca na região. Hoje, temos em torno de 60 rótulos já lançados, pois a empresa realiza lançamentos mensais, porém temos 12 rótulos de linha, que são os rótulos fixos em comercialização”, explica o CEO da marca.
É na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo que a história de empreendedorismo se desenrola. O município é praticamente o centro de uma região também conhecida como Médio Piracicaba, que movimenta em torno de R$ 18 bilhões ao ano na economia do Estado e é composta por 17 municípios, entre os quais estão João Monlevade, Itabira, Barão de Cocais e Santa Bárbara.
“Um ponto muito positivo é que a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo possui uma posição geográfica e também logística muito boa, o que de certa forma favorece a produção da Prussia e sua distribuição”, diz Fernando Cota.

O empresário afirma que sempre foi amante de cerveja artesanal e, ao perceber que havia uma boa oportunidade para criar a Prussia, começou a estruturar o departamento comercial. “Desde a largada sempre fomos muito profissionais e, estruturado o departamento comercial, iniciamos a vender para os mercadinhos e supermercados em toda a região”, relembra.
Segundo ele, o investimento inicial para implantar a unidade produtiva foi de R$ 500 mil. Contudo, em dez anos, os investimentos em produção chegam à cifra de R$ 5 milhões. “Posso dizer que a cada ano nós crescemos e esse crescimento é numa média de 25% em faturamento ao ano”, revela.
Foco de expansão da Cervejaria Prussia
A Cervejaria Prussia aposta em lançar um rótulo especial por mês ao mercado. Essa versatilidade permite que a marca conquiste clientes e ganhe aderência fiel por um público que busca sempre por novidades. Apesar da esteira de rótulos constantemente em movimento, há aqueles que estão sempre nas gôndolas físicas ou nas digitais, como é o caso do e-commerce da empresa, que foi criado em 2020.
Para Fernando, a ideia de investir no comércio digital de bebidas representava uma nova perspectiva. Naquela época, essa possibilidade parecia distante, especialmente considerando a importância que a estratégia assumiu atualmente, com as vendas eletrônicas da Prussia chegando aos 50% do volume total.
“Hoje somos o maior e-commerce de venda direta do Brasil para o consumidor final. Apesar de existirem cervejarias maiores que a nossa, que são as grandes indústrias como a Ambev, no segmento de fabricante para consumidor final, somos os líderes”, afirma Fernando Cota, que lembra que a mensuração é feita a partir do balanço dos resultados da concorrência.
Esse bom desempenho na comercialização digital é um importante fator para a expansão do processo produtivo. Após a criação do e-commerce, a primeira expansão ocorreu em 2021, quando foi dobrada a capacidade produtiva em relação a 2020. “Para 2025, a meta é alcançar os 160 mil litros”, salienta.

Fazendo um giro pelo portfólio da empresa, atualmente, o chopp é o carro-chefe da Prussia e lidera o mercado na região do Médio Piracicaba, concorrendo com marcas como Laut e Krug. No setor de e-commerce, a cervejaria é bastante forte na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e São Paulo, estados que concentram os maiores volumes de pedidos.
A novidade da marca agora é o lançamento do rótulo comemorativo de dez anos não alcoólico, batizado de Fake Ipa. O produto incialmente foi lançamento na versão com álcool, no mesmo período em que surgiram as primeiras ondas de fake news, e a empresa soube “surfar” com o trocadilho, vendendo bem no mercado.

“Esse rótulo remete às fake news, pois a cerveja apresenta um aroma de IPA, que geralmente é amargo, mas seu sabor não possui amargor. Por isso, estamos lançando a versão sem álcool em nossos dez anos”, celebra o CEO, que complementa:
“É uma vitória ter um empreendimento com dez anos no Brasil, pois é algo muito difícil, considerando que este é um país que não valoriza o empreendedorismo. Porém, posso dizer que há espaço para quem tiver boas estratégias comerciais e de produto; caso contrário, não sobrevive”.
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