Rede Cidadã inaugura nova sede no prédio histórico da ACMinas em BH
A Rede Cidadã inaugura, no dia 10, sua nova sede em Belo Horizonte, instalada no prédio histórico da ACMinas, no hipercentro da Capital. Erguido na década de 1930 e marco do desenvolvimento institucional e econômico da cidade, o edifício passou por um processo de revitalização que demandou investimento de R$ 5 milhões.
O novo espaço foi adaptado para refletir a proposta de formação da Rede Cidadã. As salas de aula rompem com o formato convencional de carteiras fixas e adotam ambientes flexíveis, com mobiliário reconfigurável e diferentes disposições, pensadas para estimular o diálogo, o trabalho em equipe e a participação ativa, competências diretamente relacionadas à preparação para o mundo do trabalho.
O projeto arquitetônico preserva a identidade do prédio histórico e, ao mesmo tempo, reorganiza seus usos internos para receber programas de formação, atividades do dia a dia e um fluxo intenso de pessoas. A estrutura inclui auditórios e áreas destinadas a encontros, debates e ações formativas ligadas à empregabilidade e ao desenvolvimento socioemocional, método aplicado em mais de 50 mil pessoas em 10 anos de existência.
A nova sede foi moldada para ser um centro de referência nesta abordagem de formação socioemocional, que demonstrou gerar impactos significativos na permanência dos jovens no emprego, até três vezes mais, segundo estudo realizado pela Accenture. Por essa razão, também tem sido observada pelas áreas de RH por conta da oportunidade de redução de turnover.
“A nova sede no prédio de um lugar tão importante na história de Belo Horizonte traduz, em espaço físico, a forma como a Rede Cidadã prepara pessoas para o mundo do trabalho. É um ambiente que fortalece o protagonismo, a colaboração e o desenvolvimento socioemocional”, afirma o diretor-executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves.
“Receber a Rede Cidadã no Edifício ACMinas é motivo de grande satisfação. Essa parceria simboliza a união de esforços em prol da inclusão, da qualificação profissional e da construção de uma sociedade mais justa e produtiva. Requalifica e traz ao hipercentro movimento. A ACMinas sempre acreditou que o desenvolvimento sustentável passa pelas pessoas. A chegada da Rede Cidadã à nossa casa reafirma esse propósito e amplia o impacto social das nossas ações”, afirma o presidente da ACMinas, Cledorvino Belini.
Inauguração
A cerimônia de inauguração inclui tour pelos ambientes do novo espaço, debate sobre os desafios atuais no desenvolvimento de talentos, diálogos sobre como os espaços físicos podem fortalecer a inclusão social produtiva e um momento de homenagens a pessoas e instituições que contribuíram para a trajetória da Rede Cidadã ao longo de seus 23 anos de atuação.
A abertura institucional contará com a participação de Fernando Alves e do presidente da ACMinas, Cledorvino Belini. O evento reunirá empresários e parceiros institucionais, com a presença de executivos de empresas como McDonald’s, Montreal e Rocca Engenharia, entre outras organizações convidadas.
Ouça a rádio de Minas