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Redes sociais são grande aposta do Grupo Auto Portal

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Acostumado à vida dura de quem precisa trabalhar desde cedo, o empresário Mateus Ferreira sempre teve um encantamento especial pelo mundo digital. Antes mesmo da explosão das redes sociais, já fazia vídeos para vender carros. Há mais de 150 dias ele lançou a própria concessionária e faz todas as vendas via internet.

O Grupo Auto Portal se vale de uma técnica desenvolvida especialmente para venda através das redes sociais para exigir a presença do comprador apenas na assinatura de contrato. A loja física, que fica no bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul, não tem portas abertas para a rua e só recebe clientes com hora marcada.

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“Não temos clientes que estão passando pela rua e resolvem entrar. Nosso processo de venda é todo feito pela internet. É pela rede que faço as perguntas para saber qual carro o cliente quer e qual atende às suas necessidades. Depois disso estabelecido em detalhes e a venda fechada é que ele vem até a loja”, explica Ferreira.

O empresário trabalha com todas as categorias de automóveis novos e seminovos, mas seus preferidos são os populares completos, com preço médio de R$ 30 mil. Quando um cliente pede um determinado modelo que não existe no estoque da loja, Ferreira faz uma busca ativa nos portais de venda e na sua carteira de clientes. A promessa é encontrar satisfazer qualquer desejo em até 72 horas.

O segredo das vendas é manter o Instagram e o WhatsApp extremamente ativos e acompanhados todo o tempo. A partir da adição realizado pelo consumidor, são direcionadas para ele publicações específicas, dentro do perfil apurado pela equipe da concessionária. Só no aplicativo de fotos são mais de 50 mil seguidores cadastrados.

“O que marca meu sucesso é a taxa de conversão de leads em vendas. Eu devo ser exato na oferta que faço para o meu cliente. E, ao mesmo tempo, tenho que ser transparente. Para garantir a satisfação do comprador preciso ser honesto. No caso dos seminovos especialmente. É claro que o um carro usado já passou por alguma ocorrência, nem que seja pelo próprio tempo de uso. Então vou aos detalhes para que a pessoa encontre exatamente aquilo que foi descrito. Reconheço que existe muita má-fé nesse mercado, então ser honesto é diferencial”, pontua.

Para o segundo semestre, tão logo a crise do Covid-19 permita, o plano é abrir uma unidade da empresa em São Paulo. O objetivo é abrir espaço no maior mercado de automóveis da América Latina e intermediar negócios entre o mercado paulista e belo-horizontino. Para isso o empresário deve deixar um sócio à frente dos negócios na capital mineira.

“Tenho recebido algumas propostas de sociedade e vou escolher alguém que possa se responsabilizar pelos negócios aqui enquanto me dedico pessoalmente à unidade de São Paulo. Vou começar como aconteceu em Belo Horizonte, com um ponto de trabalho em um coworking. Tenho certeza da eficiência do nosso método e muita gana para conquistar o mercado paulista”, completa o empresário.

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