O processo de digitalização de negócios e processos, impulsionado pelo distanciamento social da pandemia, permaneceu forte em 2021 e segue como tendência em 2022. Agora em uma espécie de corrida contra o tempo, quem perdeu o timing para a transformação digital busca soluções para se equiparar à concorrência e evitar prejuízos. Empresas de tecnologia como a mineira Sambatech crescem nessa esteira e ampliam suas atuações para além do mercado nacional.
Sediada em Belo Horizonte, a edtech é referência no mercado de vídeos on-line. Especializada em soluções que garantem infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos, ajuda empresas, cursos livres, preparatórios e instituições de ensino, a fazer com que seus produtos cheguem à sua audiência – alunos e funcionários.
PUBLICIDADE
Diante da transformação do mercado e das novas tendências de digitalização, em 2020, a Sambatech criou a Samba Digital, unidade de negócios focada em transformação digital, justamente com o objetivo de transformar pessoas e negócios por meio da inovação.
A nova área se dedica a promover mudanças culturais dentro das corporações, adaptar o modelo de negócios e entregar produtos customizados ao cuidar de ponta a ponta das necessidades do cliente, indo desde a identificação do problema até a implementação das tecnologias desenvolvidas, como software e aplicativos.
O objetivo é proporcionar vantagem competitiva para as empresas e fazer com que elas se diferenciem da concorrência, ainda mais em um mercado cada vez mais volátil e dinâmico. Para isso, oferece soluções de alocação de Squads e profissionais de tecnologia, desenvolvimento de produtos customizados e consultoria em digitalização.
De acordo com o CEO da Sambatech, Mateus Magno, após crescimentos robustos em 2021, as expectativas para 2022 incluem não apenas o avanço de 40% na receita, mas também ganhos em capilaridade e unidades.
PUBLICIDADE
“Atualmente são mais de 20 milhões de usuários em contato com nossa plataforma. São cada vez mais pessoas conectadas, o que permite a ampliação da nossa atuação de forma global. Já estamos presentes nos Estados Unidos e na Colômbia e, aos poucos, vamos ampliando esse leque de forma direcionada. Queremos encerrar 2022 com 10% da receita faturada em dólar”, revela.
Em 2021, a Sambatech registrou crescimento de 44% no volume de vendas sobre o ano anterior. Além disso, a empresa apurou aumento de 29% no faturamento e de 354% no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
Já a Samba Digital apontou crescimento recorde de 952% em vendas, aumento de 406% no faturamento e 250% no número de novos clientes sempre na comparação com 2020.
“Atualizamos nosso portfólio de soluções e investimos ainda mais na Samba Digital. Também focamos em ter uma oferta cada vez mais assertiva, descontinuando serviços com baixa sinergia, e buscamos a excelência na execução, entregando resultados superiores e procurando sempre garantir alto nível de inovação”, completa o CEO.