Seleta prevê bater recorde absoluto nos negócios em 2021

A tradicional cachaçaria Seleta, em Salinas, no Norte de Minas Gerais, está batendo recordes de vendas de cachaça em 2021, ano em que comemora 40 anos de sua fundação. Embora não revele números, a empresa tem aumentado o faturamento mês a mês e espera encerrar 2021 com recorde absoluto nos negócios.
O resultado é atribuído à própria recuperação da economia, ao desempenho do setor e, claro, às ações realizadas em comemoração às quatro décadas de funcionamento. Para se ter uma ideia, de acordo com o diretor-executivo da cachaçaria, Gilberto Luiz, são comercializados por ano cerca de 2 milhões de litros do famoso destilado mineiro.
“A venda esse ano com certeza vai ser maior, ainda mais na comparação com o ano passado, que foi muito afetado pela pandemia e as restrições adotadas como medida de segurança, como o fechamento de bares e restaurantes. Temos bastante espaço para crescer, tanto em termos de plantação de cana quanto para produção. Além disso, nosso estoque também impõe uma boa margem, já que hoje é de 6 milhões de litros e o giro é de, em média, três anos”, explica.
Hoje os principais mercados da marca estão no Sudeste, com destaque para Minas Gerais e São Paulo. Bahia e Goiás são outros dois estados onde o consumo da bebida vem aumentando.
“Temos crescido muito no Sul e no Nordeste”, diz. Já no exterior, as cachaças Seleta podem ser encontradas no Japão, Estados Unidos, Portugal e Austrália. Atualmente, de 3% a 5% do volume fabricado é enviado a estes países e outros destinos estão em negociação.

A marca tem lançado produtos especiais em comemoração aos 40 anos de fundação. Além do rótulo edição comemorativa e de sua primeira bebida mista, a Seleta Eu Garanto, a Seleta também restabeleceu parceria com os dois principais clubes mineiros, o Clube Atlético Mineiro e o Cruzeiro Esporte Clube. Inspiradas nos uniformes dos times, a Seleta da Massa e a Seleta Cinco Estrelas.
“Elas são perfeitas para presentear, e fazer a alegria dos torcedores, afinal, não há como desassociar futebol e cachaça em nossa cultura. É uma bebida exclusiva, algo que os consumidores poderão apreciar torcendo em momentos especiais ou simplesmente guardando como item colecionável”, sugere.
De cor levemente dourada e brilhante, com aroma adocicado e frutado, as cachaças são destiladas em alambiques de cobre e armazenada por dois anos e meio em tonéis de umburana. Possuem graduação alcoólica de 42%, e são envasadas em garrafas de 700 ml. Já a Eu Garanto tem teor alcoólico de 33%, inferior ao das cachaças tradicionais. Na sua composição, além da seleta tradicional, estão associados mel e castanha de Baru.
Por fim, Gilberto Luiz destaca que dentro do pacote dos 40 anos ainda houve site novo, com direito a conteúdos especiais, lançamento de e-commerce próprio não apenas com as bebidas, mas também com kits e souvenirs exclusivos. Já para os próximos meses estão previstos clube de compras e outras surpresas.
Ouça a rádio de Minas