Startup mineira unifica cartões de crédito

14 de abril de 2022 às 0h25

img
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Fintech mineira Vanq se prepara para lançar no primeiro semestre deste ano a operação piloto do serviço de unificação e gestão simplificada de cartões de crédito. O foco é atender a pessoas que utilizam quatro ou mais cartões e que desejam diminuir a quantidade de cartões na carteira, simplificando o controle sobre seus gastos.

A empresa já captou R$ 3 milhões e vai voltar ao mercado ainda neste semestre para novas rodadas de captação, com objetivo de alavancar a operação. Entre suas metas está a de fechar 2023 com cerca de 100.000 usuários em sua plataforma. A fintech também firmou recentemente uma parceria operacional com uma bandeira internacional de cartões de crédito.

“No Brasil existem aproximadamente 14 milhões de pessoas que utilizam três ou mais cartões de crédito”, afirma o sócio-fundador e CEO da Vanq, Daniel Cária. “Essas pessoas querem mais controle sobre sua vida financeira e diminuir a quantidade de cartões na carteira. Viemos trazer a elas não apenas esses benefícios, mas também garantir uma camada adicional de segurança para suas operações diárias”, afirma ele. O serviço será prestado por meio de um aplicativo que agrega todos os cartões do usuário, além de um cartão físico e digital para compras offline e on-line.

“A operação com o cartão Vanq será igual ao que o usuário faria se utilizasse seus cartões de crédito normais”, pontua. “Mas terá a vantagem de conseguir andar com apenas um cartão na carteira, acompanhando os gastos de todos seus cartões em um único aplicativo, além de rastrear e obter insights sobre seus hábitos de consumo, passando a ter uma visão 360ᵒ do seu mundo financeiro”, acrescenta.

Como funciona?

Cária explica que o cliente da Vanq poderá escolher em tempo real, via aplicativo, para qual cartão de crédito as compras feitas no Vanq serão direcionadas, ou programar o uso dos cartões por período, de forma que o valor da compra será sempre direcionado para o cartão com melhor prazo de pagamento. Todas as compras realizadas em estabelecimentos comerciais, ou pela internet, passam a ser feitas com o cartão Vanq, que fará automaticamente a transferência do valor para o cartão indicado pelo cliente, sem nenhum custo adicional.

A operação também garante ao cliente Vanq a manutenção de todos os benefícios dos cartões cadastrados no aplicativo – como milhagens, pontos e serviços. Entre as facilidades que o aplicativo Vanq oferece estão os dashboards, que facilitam a visualização dos extratos dos vários cartões ou, ainda, fazer a gestão das compras nos cartões de crédito por perfil de despesa (restaurantes, assinaturas de streaming, escola etc.). “Com a Vanq, não é mais necessário carregar vários cartões de crédito na carteira ou na bolsa. Um cartão, uma senha e o dobro da segurança”, frisa Cária. Para garantir essa segurança adicional, o cartão Vanq físico não ostenta o número impresso e atua como um firewall financeiro, protegendo os dados dos cartões originais. No caso de perda ou furto, esse cartão não poderá ser utilizado sem a senha e os cartões originais do cliente permanecem seguros em casa.

Captação

A Vanq nasceu em 2019 pela visão de seu fundador. A fintech realizou sua primeira captação no final de 2021, com investidores mineiros, na rodada pré-Seed. O investimento financiou a estruturação básica da operação e será suficiente para começar, ainda neste primeiro semestre, o teste piloto que deve envolver cerca de 500 usuários, selecionados entre os quase 20.000 usuários que já se cadastraram na lista de espera da startup com interesse de utilizar o cartão.

O perfil básico do usuário interessado é formado por jovens entre 20 e 35 anos, profissionais liberais e empreendedores, adeptos de novas tecnologias e que utilizam quatro ou mais cartões de crédito.

Prova de conceito

Segundo Cária, o teste piloto funcionará como uma prova de conceito e servirá para a realização de ajustes no aplicativo e na operação. “Vamos para a captação Seed ainda no primeiro semestre de 2022, com objetivo de ampliarmos o número de clientes e expandirmos as funcionalidades. Pretendemos avançar para a série A no início de 2023, com objetivo de realizarmos uma forte alavancagem da operação”, diz.

O CEO acredita que o público potencial deva crescer expressivamente assim que o aplicativo passar a incluir também cartões de débito, vale-refeição, alimentação entre outros em sua plataforma. “Nesse início, teremos a operação apenas com cartões de crédito, mas, aos poucos, incluiremos outros tipos de cartões de pagamento. O objetivo da Vanq é agregar todos os cartões utilizados pelo usuário para, efetivamente, simplificar, conectar e organizar sua vida financeira”, pontua.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail