Vendas em minimercados autônomos devem aumentar 32% durante as festas de fim de ano

Os minimercados autônomos deverão registrar aumento de aproximadamente 32% nas vendas durante o período das festas de fim de ano, na comparação com outras épocas do ano. É o que aponta uma pesquisa interna realizada pela franqueadora Honest Market Brasil.
Datas como o Natal e o Ano Novo são grandes impulsionadores do consumo e da venda de produtos oferecidos pelos minimercados autônomos. Para a sócia-fundadora da Honest Market Brasil, Ana Paula Moraes, isso acontece não apenas por conta de um aumento de demanda, mas por uma possível preferência dos consumidores.
“É comum que a busca por produtos, especialmente alimentícios, aumente nas festas, já que é uma tradição milenar a produção de um grande banquete no Natal, por exemplo. Porém, alguns consumidores podem preferir adquirir esses itens em um local que ofereça uma experiência de compra mais rápida e facilitada, como é o caso dos minimercados autônomos. Acredito que esse também seja um dos motivos para as vendas aumentarem”, aponta.
Além disso, em momentos como este, é comum que alguns consumidores esqueçam itens essenciais para esse tipo de ocasião. Ana Paula Moraes afirma que a distância mínima entre os minimercados residenciais e os próprios apartamentos também podem fomentar a venda de produtos no Natal e Ano Novo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Sempre tem algo faltando. Com a junção de uma família inteira, são tantas coisas necessárias que as pessoas acabam esquecendo de comprar algum produto. Nesse momento, é claro que a prioridade será para um mercado que não demande praticamente nenhum deslocamento e que, por garantia, não estará lotado como as grandes redes costumam ficar”, explica.
Crescimento do segmento de mercados autônomos
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020 o Brasil contava com apenas uma marca de honest market, também conhecido como mercados autônomos, associada a instituição, a The Hot Machine, com dez operações no País. No ano seguinte esse número passou para três marcas, que totalizavam 12 operações nacionais.
Atualmente a ABF conta com nove marcas associadas, que juntas possuem 1.802 operações espalhadas pelo Brasil. Dentre elas, o destaque fica para a Market4U, com 1.477 unidades. Em seguida aparece a Honest Market Brasil com 329 operações.
Recentemente, o grupo Carrefour Brasil lançou sua franquia de mercados autônomos, chamado Carrefour Express. A varejista está oferecendo três modelos diferentes de operações e investimentos para seus franqueados.
Quanto ao interesse de futuros franqueados neste tipo de negócio, a sócia-fundadora da Honest Market Brasil lembra que os modelos autônomos têm se destacado nas buscas por investimentos rentáveis nos últimos meses do ano. “Muito do boom de vendas se dá pelo fato dos minimercados funcionarem sozinhos. Não há preocupações com o funcionamento ou com possíveis colaboradores”, afirma.
Para ela, o importante é se preparar, de forma antecipada, para então aproveitar o aumento no faturamento e aproveitar essa época de festas. “Esse é um dos pontos positivos principais quando falamos sobre negócios autônomos”, completa.
Ouça a rádio de Minas