Vila Galé implantará complexo hoteleiro em Ouro Preto

A rede hoteleira Vila Galé vai construir um complexo em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. O local escolhido pela maior rede de resorts do Brasil e segundo maior grupo hoteleiro de Portugal foi o distrito de Cachoeira do Campo, mais precisamente no Colégio Dom Bosco – antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais. O contrato entre os salesianos e a empresa será assinado nos próximos dias e o anúncio do empreendimento deverá ocorrer no dia 3 de abril.
No fim do ano passado, a cidade histórica encantou o fundador e presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, que cumpriu intensa agenda pelo Estado. Na ocasião, o empresário se mostrou disposto a construir até mesmo duas unidades no Estado, já que o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também havia chamado muito sua atenção.
Na época, ele disse ao DIÁRIO DO COMÉRCIO que Inhotim superou todas as expectativas, mas que as surpresas foram crescentes quando chegou a Ouro Preto. “Podemos fazer um resort de campo ou a conversão de patrimônios históricos, que é uma outra paixão da Vila Galé e uma das coisas que me dá mais prazer”, afirmou.
Passados quase cinco meses, as ladeiras, casarões e igrejas históricas de Ouro Preto levaram a melhor. O Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, que entrou em funcionamento em 1779, e as Escolas Dom Bosco, que passaram a funcionar no local em 1896, possuem origem colonial e remontam justamente ao que mais impressionou o empresário português.

Projeto do Vila Galé em Ouro Preto deve seguir linha de hotéis históricos
Procuradas, nem a Prefeitura de Ouro Preto nem a rede hoteleira confirmaram a informação. Porém, a reportagem apurou com uma fonte ligada às negociações que o projeto deve seguir as linhas dos hotéis históricos que a rede já tem em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Portugal. “Apesar da área do Colégio Dom Bosco ser gigantesca, a tendência é que siga o padrão histórico e não os grandes resorts que eles mantêm no Nordeste”, informou.
O projeto do empreendimento e os valores a serem investidos devem ser apresentados assim que o contrato for firmado.
Vale dizer que o último hotel do grupo inaugurado no Brasil, o Vila Galé Alagoas, recebeu investimentos de R$ 150 milhões e gerou 350 postos de trabalho. A rede conta ainda com outros nove hotéis no País: Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis e São Paulo.
Quando da visita ao Estado, o presidente do Vila Galé destacou que turismo e cultura precisam andar juntos e classificou Ouro Preto como “comovente”. “Uma cidade que, felizmente, não repetiu outras cidades do Brasil e está preservada”, resumiu.
Hotel promete atrair ainda mais turistas para as cidades históricas mineiras
O empreendimento promete atrair ainda mais turistas para Minas Gerais, que ano após ano mantém seu destaque no turismo nacional. Tanto que o Estado ocupa o segundo lugar entre os destinos mais procurados por turistas no Brasil, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo no ano passado. Em 2021, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das viagens nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%).
De acordo com o IBGE, além de alcançar a segunda colocação, Minas obteve o maior crescimento no volume das atividades turísticas com aumento de 38,7% no comparativo com julho de 2021, se consolidando como o Estado que mais cresce no turismo brasileiro.
Na rota dos turistas, destacam-se diferentes destinos e atrativos. Historicamente, as cidades mineiras que despertam o maior interesse dos turistas são: Ouro Preto, Capitólio, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina, São Thomé das Letras, Poços de Caldas, Mariana, Monte Verde (distrito de Camanducaia) e Brumadinho.
Localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte, Ouro Preto é referência quando se fala em história, religiosidade e belezas naturais. A cidade é tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade e apresenta um misto de natureza, história e cultura.
Ouça a rádio de Minas