Fórum de Líderes marca nova fase do projeto Parceiros do Futuro
Lançado em março deste ano, o Parceiros do Futuro, projeto idealizado pelo Diário do Comércio, em parceria com a consultoria Spine, chega a uma nova fase e realiza, na próxima semana, o 1º Fórum de Líderes: uma série de encontros e mesas-redondas com presidentes e lideranças que protagonizam a transformação de Minas Gerais rumo a um cenário de prosperidade real.
No primeiro ciclo, marcado para o próximo dia 29 de outubro, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), será apresentada uma síntese do que já foi construído até aqui: entrevistas, cenários, conteúdos produzidos, articulações e provocações.
Conforme a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, este será um momento de articulação e integração entre setores, áreas de conhecimento, academia, iniciativa pública e privada, com o propósito de construir uma Minas Gerais mais próspera e economicamente sustentável. “Um olhar de planejamento de futuro, que une esforços, gera sinergias e os transforma em ações concretas no presente, sempre atentos aos desafios globais”, diz.
Adriana Muls reforça que, no passado, Minas Gerais e seus representantes se articulavam e planejavam o futuro. Foi com essa intenção que nasceu o Parceiros do Futuro, a partir da identificação da necessidade de promover maior articulação. “O primeiro fórum vai reunir essas lideranças em busca da construção de um cenário de prosperidade real, o futuro que Minas merece”, completa.
O diretor executivo do veículo, Yvan Muls, lembra que este será apenas o primeiro ciclo e que, em 2026, os fóruns terão continuidade, assim como a produção de conteúdo profundo e analítico sobre os principais temas já estabelecidos pelo projeto, que seguirá alimentando e trazendo proposições para o futuro de Minas Gerais.
Ele ressalta que o fórum é um desdobramento natural do Parceiros do Futuro. “Ao longo dos últimos meses, percorremos vários temas e, agora, chegou o momento de promover esse encontro presencial entre as lideranças, para que possam debater, refletir e apontar caminhos. Busca-se, principalmente, favorecer a interlocução entre áreas e setores, promover uma retroalimentação dos temas e ampliar as perspectivas que permeiam o desenvolvimento do Estado. Com uma escuta ativa, queremos traçar juntos as diretrizes para o ciclo de 2026”, explica.
O economista e fundador da Spine, Frederico Madureira, ressalta que o objetivo do evento é transformar o Parceiros do Futuro em um fórum vivo de encontro de lideranças, capaz de mobilizar a sociedade mineira em direção ao cenário de prosperidade real.
“Minas é um Estado com histórico de planejamento e capacidade de transformação. A história mostra isso, e queremos dar nossa contribuição. A sociedade mineira precisa se articular e se envolver na execução de iniciativas e projetos a partir de uma visão conjunta. Queremos mobilizar todos em um esforço coletivo para enfrentar problemas históricos, como a dependência de commodities de baixo valor e a desigualdade regional, mas também ir além, legando às futuras gerações uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente responsável”, diz.
Ouça a rádio de Minas