Programa Aprendiz Legal abre as portas para a inclusão

Uma leve deficiência motora nas pernas, que dificulta o andar, não impediu que o jovem de 16 anos Logan de Lamare Diniz Teófilo fosse à luta em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Ele é um dos milhares beneficiados com o Programa Aprendiz Legal, realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) em território mineiro em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM).
Por meio do Aprendiz Legal, muitos jovens recebem a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. A Bungue Alimentos é uma das empresas parceiras do programa em Contagem (RMBH) e acolheu Logan como aprendiz na área administrativa da empresa desde agosto de 2019. “O contato com o mundo do trabalho está sendo muito importante para que eu possa adquirir experiências e realizar muitos contatos que podem ser importantes no futuro”, avaliou o aprendiz.
Logan acredita que, por ser esta a sua primeira vivência profissional, os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para pavimentar a sua caminhada profissional. “Esta oportunidade me trouxe confiança para enfrentar novos desafios. Nunca imaginei que seria fácil o meu ingresso no mercado de trabalho e tive medo porque via na minha deficiência um obstáculo quase insuperável. Com a ajuda do CIEE/MG e da Bungue Alimentos, não foi o ‘bicho de sete cabeças’ que pensei que fosse”, comemorou.
Logan enfatiza que tem muita vontade de conhecer mais a fundo a área de engenharia. Mas enquanto aguarda para tomar a decisão de se tornar ou não engenheiro, tem certeza que outras oportunidades de trabalho sugiram ao longo de sua vida, já que está iniciando sua carreira profissional.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Solidariedade – Assim como Logan, muitos aprendizes sonham com uma oportunidade de trabalho. Para tornar reais esses sonhos, o CIEE/MG conta com empresários que apoiam a causa da inclusão social.
Seja uma empresa solidária exemplar como a Bungue Alimentos e participe do Programa Aprendiz Legal do CIEE/MG.
Ouça a rádio de Minas