Prefeitos e ativistas vão à CGU para garantir licitação da BR-381

Prefeitos, representantes setoriais e ativistas vão se reunir com membros da Controladoria-Geral da União (CGU) em Brasília (DF), no próximo dia 24, às 14h, para verificar o andamento do processo de licitação das obras do lote 8B da BR-381, trecho entre a capital do Estado e Ravena, distrito de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O criador e coordenador do Movimento Pró-vida BR-381, Clésio Gonçalves, explica que o objetivo é se antecipar a possíveis entraves que a CGU possa apontar no edital para que a licitação seja realizada no dia 4 de dezembro.
“Nós estamos solicitando a reunião na CGU para agir preventivamente, para não deixar que a gente fique esperando chegar na véspera do dia 4 e o pessoal falar que foi cancelada a licitação. Não vamos deixar que isso aconteça”, declarou.
A intenção é que, à medida que as diversas áreas do CGU apontarem possíveis inconsistências no edital de licitação do lote 8B da BR-381, os líderes do movimento, prefeitos das cidades da região das obras e representantes setoriais vão em busca das soluções para evitar o adiamento da licitação.
Participarão do encontro os prefeitos dos municípios de Itabira, Marco Antônio Lage; João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro; Nova União, Ailton Guimarães, além de Sabará, Wander Borges.
Ainda estarão presentes o diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Luciano Medrado; o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana; e o diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Antônio Almeida.
Pela CGU, estão previstas as participações do diretor de Auditorias de Políticas de Infraestrutura, Tiago Aguiar; do coordenador-geral de Auditoria das Áreas de Transportes, Portos e Aviação Civil, Marcelo Montalvão, e da superintendente da CGU no Estado, Tânia Oliveira, entre outros.
O edital de licitação do lote 8B da BR-381 viabilizará uma demanda histórica de quem trafega pelas estradas mineiras. Conhecido pelos longos congestionamentos, o trecho é um dos principais entraves viários no Estado e o trânsito chega a ficar bloqueado totalmente por horas em ambos os sentidos.
Para viabilizar a concessão da BR-381 ao setor privado, que abandonou diversos leilões da rodovia durante anos por falta de interesse, o projeto sofreu alterações que resultaram na transferência das obras da saída de Belo Horizonte para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A ação resultou na divisão da rodovia a partir de lotes 8A e 8B, ambos considerados os mais complexos ao longo de toda rodovia, já que demandam obras em terreno acidentado e necessitam da remoção e realocação de diversas famílias que vivem nos arredores da estrada.
“O lote 8B é o problema mais grave. Aquele gargalo ali é uma hora, duas horas de engarrafamento todo dia, às vezes três horas. Então, não pode atrasar isso mais, já está hiper atrasado”, ressalta Clésio Gonçalves.
A CGU informou que está realizando duas avaliações preventivas de licitação na BR-381 nos lotes 8A e 8B. Ambas têm análise autônoma realizada pelo Analisador de Licitações, Contratos e Editais (Alice), ferramenta desenvolvida pelo órgão. O Alice gera alertas a partir de trilhas de auditoria automatizadas, suportadas por cruzamentos de dados e inteligência artificial, avaliados e confirmados em auditoria.
A CGU explica que essas avaliações estão em andamento e possuem natureza preventiva, para mitigar riscos que podem impactar os objetivos de uma futura contratação, e não se confundem com aprovação ou homologação do procedimento licitatório, previsto em cronograma padrão de processos de licitação. As conclusões das análises serão apresentadas em relatório de auditoria publicados na página de pesquisa de relatórios da CGU.
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