CENÁRIOS | O Brasil e a OCDE no marco da atração de investimentos estrangeiros diretos

28 de maio de 2021 às 0h24

img
Crédito: Charles Platiau/Reuters

O Diário do Comércio vem publicando série de artigos quinzenais, voltados para a entrada do Brasil na OCDE e o impacto na atração de investimentos estrangeiros diretos. Os autores convidados são Marcos Mandacaru, Assessor especial da Vice-Governadoria de Minas Gerais e especialista em atração de investimentos, e Juliano Alves Pinto, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e diplomata de carreira.

PARTE V – Investimentos estrangeiros em setores selecionados

A atratividade de um território é determinada pelo seu ambiente de negócios e a forma como é tratado o IED, do ponto de vista jurídico, mercadológico e político. Todavia, a análise da atratividade deve considerar as especificidades e os fatores-chave de decisão de cada setor.

O FDI Intelligence, empresa dedicada à inteligência de investimentos, do Grupo Financial Times, elenca os principais fatores de decisão, por setor, que servem de referência para agências de promoção de investimentos e empresas de todo o mundo, no processo de site selection (definição de localização de um novo investimento).

Abaixo, estão listados, a título de exemplo, os principais fatores de decisão de investimento, com seus respectivos pesos, por três setores selecionados,

Em 2018, destacaram-se, no Brasil, os investimentos nos setores de petróleo e gás, automotivo e de serviços financeiros. O gráfico abaixo apresenta o ingresso bruto de capital estrangeiro por setor de atividade econômica.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail