Cidades mineiras entram em situação de emergência

13 de dezembro de 2021 às 9h40

img
Romeu Zema visitou municípios atingidoss pelas chuvas - Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

O governador Romeu Zema decretou situação de emergência em 31 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Conforme a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, as precipitações foram responsáveis por múltiplos desastres, inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos.

Além disso, provocaram grande comoção social, visto que houve perda de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos.]

Em postagem nas redes sociais, Zema destacou o que está sendo feito de imediato nos locais atingidos.

“Uma força-tarefa está orientando as prefeituras para agilizar a obtenção de recursos junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Até que o abastecimento de água seja restabelecido, caminhões pipa estão a caminho para atender os moradores. A Defesa Civil estadual está coordenando ações emergenciais, enviando reforço e ajuda humanitária. O DER-MG [Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem] está empenhado na reconstrução de pontes”, escreveu.

Visita

O governador visitou, na sexta-feira (10), as cidades de Águas Formosas e Machacalis, ambas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias que atingiram os vales do Jequitinhonha e Mucuri. O chefe do Executivo vistoriou ações de assistência adotadas pelas prefeituras com apoio da Defesa Civil Estadual, conversou com os moradores e colocou a estrutura do Estado à disposição para prestar ajuda às famílias e para a recuperação das cidades.

“Estamos aqui juntos para avaliar a situação e o que podemos fazer. Toda assistência será dada à população. Queremos que essas pessoas tenham o menor impacto possível e que a situação seja normalizada o quanto antes”, disse o governador.

A visita foi acompanhada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e pelo diretor- -geral do DER-MG, Robson Santana.

“Vim aqui para tomar conhecimento dos danos que as chuvas causaram nas regiões. Infelizmente, tivemos perdas de vidas, duas até o momento. Quero saber como está a situação dos atingidos, como estão sendo assistidos pela Defesa Civil e, principalmente, o que mais podemos fazer. Estive com várias pessoas que perderam as suas casas e que estão com a residência inundada. As prefeituras, por meio da Defesa Civil local, têm dado apoio. Esperamos que as águas baixem entre hoje e amanhã, para que os danos sejam levantados. Sabemos, até o momento, que tivemos pontes que ficaram sem condições de uso e outros problemas”, acrescentou o governador em uma das visitas.O chefe do Executivo estadual destacou que o objetivo do trabalho do Estado neste momento é resguardar vidas e minimizar o sofrimento da população afetada pelas chuvas. “O Estado dará total assistência a essas pessoas. Já providenciamos o envio de material de higiene, cestas básicas, colchões e estamos trabalhando ao lado dos prefeitos. É uma ação em conjunto entre Estado e prefeituras. E no que depender de mim, toda assistência será dada e continuaremos monitorando. As pessoas perderam bens e estão passando por momentos de privação, realocadas em casas de parentes ou em espaços cedidos pelas prefeituras. É lamentável que a enchente tenha causado esse sofrimento, mas a Defesa Civil do Estado tem feito de tudo para que a situação se restabeleça o mais rápido possível e que as pessoas sofram o mínimo”, afirmou Romeu Zema. (Agência Minas)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail