CPI da Covid busca despolitização, afirma Aziz

14 de outubro de 2021 às 0h20

img
O presidente da CPI, Omar Aziz, espera ter credibilidade | Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Brasília – O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), afastou a possibilidade de motivação política para o adiamento da reunião da Conitec que iria analisar o “kit Covid” e sinalizou que os senadores devem buscar a despolitização para dar credibilidade a seus trabalhos nessa reta final.

Outros exemplos dessa tendência de despolitização a poucos dias do encerramento da CPI dizem respeito ao cancelamento da oitiva do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, justamente para evitar que se tornasse um palanque, e ao fato de o relatório final não apontar o cometimento de crime de genocídio.

“Não houve pressão. Ele me disse que não houve (pressão política)”, disse Aziz à Reuters na última terça-feira, referindo-se ao adiamento de discussão na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre o chamado kit Covid.

O senador relatou ter conversado com o pneumologista Carlos Carvalho, médico responsável pela elaboração do protocolo a ser levado à Conitec de tratamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19, ao contrário dos medicamentos que compõem o kit Covid.

Segundo o senador, o médico, que deve prestar depoimento à CPI na próxima segunda-feira, pediu o adiamento da reunião para incorporar estudo publicado em revista científica britânica.

“Eu mesmo ontem disse que ia indiciar membros da Conitec, eu estou totalmente equivocado, não tem nada a ver com eles”, retificou Omar Aziz.

A Conitec é o órgão do Ministério da Saúde responsável por assessorar a pasta no processo de incorporação e exclusão de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aziz comentou que é “inexplicável que o governo até hoje defenda esse tratamento precoce”, referindo-se ao discurso do presidente e de seus aliados que recomenda o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid para estimular a população a não aderir ao isolamento.

Na próxima terça-feira, o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), deve ler seu relatório, a ser votado no dia seguinte. O parecer, segundo Aziz, não deve tipificar o crime de genocídio.

“Se você me disser ‘Omar, tem crime de genocídio?’. Não, não tem crime de genocídio. Não há extinção de uma etnia, de uma população toda. Há, sim, omissão, prevaricação, uma série de tipificações, mas no caso de genocídio, não”, afirmou. “Crime contra a saúde pública, crime sanitário, crime contra a vida (há), mas genocídio não há”, avaliou.

O presidente da CPI fez questão de lembrar que Calheiros conta com professores respeitados, juristas renomados e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil para a construção de seu relatório, sem fornecer detalhes sobre o conteúdo do texto final a ser apresentado. “Então é melhor a gente aguardar e não meter a carroça na frente dos bois.”

Sobre a possibilidade de o trabalho da CPI resultar em um impeachment do presidente Jair Bolsonaro, Aziz redobra os cuidados e reafirma que há uma assessoria de juristas trabalhando na tipificação de cada crime identificado. “Temos que ter responsabilidade, não queremos politizar essa questão”, argumentou.

Desdobramentos – O senador também destaca que o relatório precisará ter desdobramentos e gerar outras investigações, caso, por exemplo, de hospitais do Rio de Janeiro, onde, segundo indícios, teria ocorrido uma incongruência entre o número de leitos e o aumento de custeio.

Outra frente a ser desbravada no pós-CPI refere-se a empresas de saúde como a Prevent Senior, que entrou na mira da CPI após a revelação de que médicos e profissionais de saúde eram obrigados a prescrever medicações sem eficácia comprovada contra a Covid-19, entre outras alegações. Entretanto, a operadora rechaça essas afirmações. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail