Política

Em Congresso Mineiro de Municípios, prefeitos pressionam por PEC 66

Presidente da AMM falou sobre o assunto na abertura do Congresso Mineiro de Municípios, realizado em Belo Horizonte
Em Congresso Mineiro de Municípios, prefeitos pressionam por PEC 66
Congressso Mineiro de Municípios será realizado até hoje no Expominas e reúne centenas de prefeitos | Crédito: Cristiano Machado / Imprensa MG

Em ano eleitoral e de encerramento de mandatos, o presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro (sem partido), aproveitou o 39º Congresso Mineiro de Municípios, aberto nesta terça-feira (4) e com duração até esta quarta-feira (5), em Belo Horizonte, para, junto com mais de 500 prefeitos do Estado, pressionar ainda mais o Senado Federal quanto à votação da Proposta de Emenda à Constituição 66, a PEC 66. A proposta trata, entre outras questões, da desoneração da folha de pagamentos das prefeituras.

“Estamos fazendo um manifesto para o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), para que a PEC 66 seja votada, e os municípios tenham mais sustentabilidade fiscal, não só em Minas, mas em todo o Brasil”, declarou o presidente da entidade.

Marcos Vinicius declarou ainda que é necessária uma aproximação maior dos deputados com os municípios, de forma que a relação aconteça não só durante o período de eleição, mas em todo o mandato.

Quanto à relação dos municípios com o atual governo, Marcos Vinicius afirmou que o diálogo com o governador Romeu Zema (Novo) segue em harmonia. De acordo com o presidente da AMM, Zema conseguiu quitar as dívidas com os municípios, auxiliando os prefeitos a resolver problemas como o transporte escolar, “que era uma pedra no caminho das prefeituras”, e questões na área da saúde.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com pautas mais sólidas em virtude do momento eleitoral, o Congresso Mineiro de Municípios trata ainda de formas modernas de gestão de projetos e recursos. “É dever da Associação capacitar melhor o gestor público, sobretudo em época de controle externo mais eficiente”, disse o presidente.

Durante a programação municipalista, mais de 300 palestras relacionadas a cidades inteligentes, inovação, tecnologia, governança, mobilidade urbana e proteção ao meio ambiente serão ministradas. A expectativa de público durante todo o evento é de mais de oito mil pessoas, entre autoridades, agentes municipais e políticos.

Reconhecimento

No Congresso, ainda foram entregues a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo, que homenageia autoridades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais, e a Comenda Especial do Mérito Municipalista, que é concedida a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento dos municípios mineiros. Também foi entregue o “Prêmio de Boas Práticas na Gestão Municipal”, que reconheceu projetos bem-sucedidos de políticas públicas nas áreas de Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas