Política

Quatro secretários municipais de Belo Horizonte são exonerados

Exonerações e novas nomeações foram publicadas no 'Diário Oficial do Município'; saiba quem são os substitutos para chefiar as quatro pastas
Atualizado em 2 de abril de 2024 • 11:14
Quatro secretários municipais de Belo Horizonte são exonerados
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman | Crédito: Rodrigo Clemente/PBH

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), informou nesta segunda-feira (1º), por meio das redes sociais, a exoneração de quatro secretários municipais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ligados ao chefe da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro.

De acordo com o líder do poder executivo municipal, a decisão de exoneração foi tomada em comum acordo, devido a projetos eleitorais distintos.

O anúncio foi dado após uma reunião entre o prefeito, Aro, os secretários e oito vereadores da base na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

A lista dos secretários que estão deixando o governo inclui os seguintes nomes:

  • Castellar Modesto Guimarães Neto (secretário municipal de Governo);
  • Fernando Campos Motta (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico);
  • Roberta Rodrigues Martins Vieira (secretária municipal de Educação)
  • e José Reis Nogueira de Barros (secretário municipal de Meio Ambiente).

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, Noman agradece e destaca a dedicação dos secretários exonerados, com destaque para o secretário de governo.

Conheça os substitutos dos secretários exonerados

O prefeito da capital mineira disse, durante uma coletiva de imprensa na sede da PBH nesta segunda-feira, que ainda não possuía os nomes dos possíveis substitutos, uma vez que a notícia da saída dos secretários é muito recente. “Nós, provavelmente, vamos deixar alguns interinos até que possamos montar essa nova equipe”.

Mas pelo menos um novo secretário já foi escolhido, conforme publicação no “Diário Oficial do Município” (DOM) desta terça-feira (2): Anselmo José Gomes Domingos, para a Secretaria Municipal de Governo.

Além do nome dele, foi publicada a exoneração dos quatro secretários que saíram da prefeitura e a nomeação de três interinos:

  • Anselmo José Gomes Domingos (novo secretário municipal de Governo)
  • Chyara Sales Pereira (chefe interina da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico)
  • Fernanda de Siqueira Neves (chefe interina da Secretaria Municipal de Educação)
  • e Gelson Antônio Leite (chefe interino da Secretaria Municipal de Meio Ambiente)

Vereadores ligados a Marcelo Aro continuam na base aliada

Na mesma coletiva de imprensa, o secretário de Estado da Casa Civil lembrou que a parceria entre ele e Fuad começou em um período em que determinados grupos políticos queriam o impeachment do prefeito. O acordo visava dar sustentação ao governo municipal e duraria até o dia 31 de dezembro deste ano.

“Mas eu entendi que, por este momento eleitoral que se aproxima e diante da exaustiva pressão que o prefeito vem sofrendo, sobretudo do partido que ele está hoje, eu entendi que nós deveríamos tomar esta atitude de pedir para que as nossas indicações de secretários saíssem da gestão para que nós tenhamos mais tranquilidade para tomar nossa decisão em relação a quem nós vamos apoiar para prefeito de Belo Horizonte”, disse.

Marcelo Aro também disse que não é possível afirmar se apoiará Fuad Noman e que a decisão relacionada a esse apoio na eleição municipal da Capital será tomada em conjunto com seu grupo. “O nosso grupo vai sentar à mesa e decidir quem nós vamos apoiar para prefeito”, completa.

Além disso, ele também garantiu que todos os vereadores ligados ao secretário permaneceram na base aliada. “Todos os nossos vereadores permanecem na base de governo do prefeito Fuad. Seria muito injusto da nossa parte ter qualquer outro tipo de postura sendo que o prefeito sempre foi muito correto conosco”.

Veja a publicação do prefeito Fuad Noman sobre a exoneração dos secretários:

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas