‘Ameaças do Trump não fazem bem à democracia e guerra no Irã é inconsequente’, afirma Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (14), que a guerra dos Estados Unidos contra o Irã é “inconsequente” e relatou ter conversado a respeito do assunto com o presidente norte-americano, Donald Trump. As declarações ocorreram nesta terça-feira, 14, em entrevista aos sites Brasil 247, Diário do Centro do Mundo e Fórum.
“Eu acho que o presidente Trump faz um jogo eminentemente na tentativa de agradar o povo americano para tentar passar a ideia do país potente, do país preponderante, do país onipotente, daquele povo superior”, declarou.
O presidente continuou: “Obviamente que nós somos admiradores dos Estados Unidos, um país que cresceu, se desenvolveu, maior economia do mundo, maior país bélico do mundo, maior tecnologia, tudo isso a gente admira. A capacidade de trabalho pelo povo americano… Mas isso não é pelo autoritarismo do presidente”.
Na sequência, Lula criticou as ameaças feitas pelo governo dos Estados Unidos nas últimas semanas. “O Trump não precisava ficar ameaçando o mundo. Eu disse para o Trump, olha, a gente tem que escolher se a gente quer temido ou a gente quer ser amado. Esse é o papel do líder”, afirmou.
O presidente brasileiro, então, mencionou a guerra contra o Irã. “Essas ameaças do Trump não fazem bem para a democracia. Essa guerra do Irã é inconsequente. Agora, a gasolina nos Estados Unidos está 35% mais cara. O Brasil é um dos países em que o combustível está mais baixo no mundo neste momento”, declarou.
Conteúdo distribuído por Agência Estadão
Ouça a rádio de Minas