Não queremos moeda digital sendo disruptiva para balanço de bancos, diz Campos Neto

7 de outubro de 2021 às 13h33

img
Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Brasília – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou nesta quinta-feira (07) que a autarquia está avançando no tema de moeda digital, mas com cuidado para o processo não ser disruptivo para as instituições financeiras.

“Temos avançado, temos muitas coisas a resolver para assegurar que a moeda digital não seja disruptiva para os balanços dos bancos”, afirmou ele em conferência virtual promovida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Durante sua participação, o presidente do BC frisou que o open finance no Brasil será “muito inclusivo”, com muitos produtos diferentes sendo colocados na plataforma, incluindo planos de saúde.

O open finance — ou sistema financeiro aberto — vai abrir espaço para a possibilidade de clientes de produtos e serviços compartilharem suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo BC. Eles também vão poder movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, e não apenas pelo aplicativo ou site do banco.

De acordo com Campos Neto, a mensagem final, no front da inovação e tecnologia, é que o BC quer garantir que não haja produção de dados que se desenvolva de tal forma que, no futuro, o sistema financeiro fique sem competitividade.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail