Política

Diário do Comércio, Codese-BH e Minas Tênis Clube firmam parceria para encontros com candidatos ao governo do Estado e ao Senado

Projeto promoverá, entre agosto e setembro, reuniões institucionais e apartidárias com candidatos para apresentação de propostas da sociedade civil organizada e discussão de agendas estratégicas para o desenvolvimento de MG
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Diário do Comércio, Codese-BH e Minas Tênis Clube firmam parceria para encontros com candidatos ao governo do Estado e ao Senado
Foto: Divulgação/ MTC/ Orlando Bento

O Diário do Comércio, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) e o Minas Tênis Clube (MTC) formalizaram, nesta sexta-feira (10), na sede do MTC, no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a correalização dos Encontros Institucionais com Candidatos ao Governo de Minas Gerais e ao Senado Federal, projeto que será realizado em agosto e setembro deste ano.

A ação tem o objetivo de promover o diálogo institucional, suprapartidário e apartidário entre a sociedade civil organizada e os candidatos aos principais cargos do Poder Executivo e Legislativo Federal por Minas. Na prática, os Encontros serão executados a partir do diálogo entre a sociedade civil organizada, representada pelo Codese-BH, e as chapas concorrentes ao Poder Executivo estadual e ao Senado Federal, com curadoria editorial do Diário do Comércio e infraestrutura institucional do Minas Tênis Clube.

“Essa é uma parceria que propõe encontros para que a gente possa apresentar nossas propostas aos candidatos a governo de Minas e ao Senado. Isso é fundamental: proposta e colaboração. Pensar o futuro de Minas é a nossa essência. Foi para isso que o Diário do Comércio foi fundado lá em 1932. Ao longo da sua trajetória, a gente projeta futuro, a gente traz temas relevantes e a gente traz como responsabilidade essa possibilidade de estar em contato com os agentes econômicos, produtivos e de conhecimento da sociedade, de maneira geral. A gente assume essa responsabilidade para provocar essa articulação que a gente considera tão importante”, afirma a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls.

Leia mais: Eleições Minas 2026: Diário do Comércio lança série de entrevistas com pré-candidatos

Foto: Divulgação/ MTC/ Orlando Bento

A presidente do Diário do Comércio lembra que essa missão articuladora do Diário do Comércio tem outros frutos, como os fóruns de liderança e o projeto Parceiros do Futuro, que vem sendo realizado desde o fim de 2025 com a proposta de debater e executar planos de trabalho para ações que melhorem os territórios.

Presidente do Codese-BH, Marcos Innecco declarou que a realização dos Encontros Institucionais com Candidatos ao Governo de Minas Gerais e ao Senado Federal faz parte da atuação do órgão, que busca planejar o futuro. “Estamos criando uma proposta conjunta para apresentação, uma vez que o Codese é a instância de planejamento e de pensar o futuro de Belo Horizonte, cidade que está inserida no Estado, e emana para Minas tudo o que é feito aqui, principalmente para a Região Metropolitana. A ideia é, juntamente com essas duas instituições super tradicionais e super conceituadas, que são o MTC e o Diário do Comércio, ofertar para os candidatos a governador e senador esse planejamento para Minas”, declara.

O presidente do Conselho Deliberativo do Codese-BH, Marcos Brafman, completa que a realização do evento é um momento histórico. “Estamos assinando um acordo de cooperação com o objetivo de desenvolver um documento no qual vamos propor aos candidatos do governo de Minas as ações, projetos e prioridades que a sociedade civil entende serem necessários para o desenvolvimento de Minas. Esse documento sendo feito então pelas três entidades leva ao candidato o que a sociedade civil entende que é importante para o desenvolvimento de Minas”.

Foto: Divulgação/ MTC/ Orlando Bento

O presidente do MTC, Carlos Henrique Martins Teixeira, lembra da relevância da democracia. “A importância do encontro com os candidatos é o princípio democrático. É a sociedade civil levar para aqueles que vão ocupar os cargos públicos do Executivo e do Legislativo na câmara superior tomarem conhecimento de propostas objetivas da sociedade, propostas muito bem elaboradas pelos entes da sociedade civil. Quero parabenizar o Codese e o Diário do Comércio“, encerra.

Iniciativa é apartidária e visa apresentar ideias e compromissos de futuro

As premissas dos Encontros Institucionais com Candidatos ao Governo de Minas Gerais e ao Senado Federal são:

  • Espaço de diálogo institucional entre sociedade civil e candidatos;
  • Ambiente suprapartidário e iniciativa apartidária, sem qualquer viés de apoio ou oposição;
  • Evento de elevado nível técnico, com linguagem e formato institucionais;
  • Oportunidade de construção de pontes entre propostas de campanha e agendas técnicas da sociedade civil;
  • Momento de apresentação de ideias, compromissos e visões de futuro para Minas Gerais.

É importante mencionar que os Encontros não são um debate eleitoral, nem haverá confronto entre candidatos, bem como não há disputa de palco (cada chapa participa isoladamente, em encontro próprio) e não há posicionamento institucional dos realizadores a favor ou contra qualquer candidatura.

Diário do Comércio realizou série de entrevistas com candidatos

A correalização dos Encontros Institucionais com Candidatos ao Governo de Minas Gerais e ao Senado Federal é mais um projeto do Diário do Comércio no desenvolvimento do Estado. Em junho, o jornal lançou o podcast Eleições Minas 2026, uma série de entrevistas com pré-candidatos ao governo mineiro. O material pode ser acessado no canal do Diário do Comércio no YouTube.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas