Prazos de processos tributários são suspensos

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou ontem, em turno único e em caráter de urgência, três projetos que trazem medidas para o combate ao novo coronavírus (Covid-19) no Estado. O autor de todos eles é o governador Romeu Zema (Novo).
Uma das iniciativas, o Projeto de Lei de número 1.751/2020, autoriza a suspensão e prorrogação de prazos, por parte do Poder Executivo, da legislação tributária. A medida vai valer enquanto durar a situação de calamidade pública ou de emergência devido à disseminação da doença no Estado.
Durante esse período de suspensão, não vão ser realizadas sessões de julgamento pelo Conselho do Contribuinte em Minas Gerais. A prorrogação alcança ainda, inclusive, a hipótese de casos que já se encontram vencidos, desde que isso tenha ocorrido durante o período de emergência ou calamidade pública.
Relatora do projeto, a deputada Laura Serrano (Novo) destacou que a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) impôs a necessidade de adoção de diversas ações de isolamento social, que podem trazer uma série de dificuldades. “A diminuição ou vedação da atividade econômica impôs as empresas uma nova realidade”, disse.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Como reflexo, frisou ela, houve a diminuição da força de trabalho, de grande importância para o cumprimento dos prazos processuais por parte das empresas. Com isso, a própria administração também não se encontra em plena capacidade no que se refere às atividades de cobrança e de arrecadação de impostos.
Já o Projeto de Lei de número 1.752/2020 altera a Lei de número 14.184, de 31 de janeiro de 2002, relacionada ao processo administrativo no setor da administração pública estadual.
O terceiro projeto aprovado ontem, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 38/20 altera a Lei 5.301, de 1969, que contém o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais. O novo parágrafo trata da convocação compulsória dos reservistas em caso grave de perturbação da ordem pública, situação de calamidade ou de emergência. O projeto também prevê a gratificação mensal para os convocados.
O deputado Sargento Rodrigues (PTB) destacou que esses profissionais já detêm todo treinamento e expertise para conter evidenciais crises que venham a se instalar no Estado, como graves situações relacionadas à segurança.
Requerimento – Foi aprovado ainda ontem um requerimento para um encontro com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. O convite é para uma reunião no próximo dia 2 de abril, na própria ALMG. A intenção é que os deputados possam ouvir acerca do trabalho de gestão relacionado à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
As votações de ontem foram realizadas remotamente, medida de prevenção para evitar a transmissão da doença na Casa.
Ouça a rádio de Minas