Thiago Toscano deixa Codemge para assumir mineradora Itaminas em maio

Após quase três anos chefiando a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o diretor-presidente da estatal, Thiago Toscano, deixará o cargo no próximo dia 30 de abril. O executivo deixará o governo para assumir outro desafio: ser presidente do grupo mineiro Itaminas.
A partir de 1º de maio, Toscano estará a frente da gigante da mineração. Fundada em 1958, a mineradora opera na cidade de Sarzedo, na região Central do Estado, desde o ano seguinte. Com um portfólio composto por quatro tipos de produtos, a empresa produz cerca de 6,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, conforme dados disponibilizados em seu site oficial.
Recentemente, ele chegou a ser cotado para o lugar do secretário da Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, que deixou o comando da pasta no fim de fevereiro.
Com um vasto currículo, Toscano é bem-visto no meio empresarial em virtude dos trabalhos desenvolvidos na Codemge, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi, atual Invest Minas), no governo do Estado e na gestão pública das prefeituras de Belo Horizonte e da cidade de São Paulo.
Sérgio Lopes Cabral pode substituir Toscano na Codemge
Com a iminente saída do atual diretor-presidente da Codemge, o nome de Sérgio Lopes Cabral, hoje diretor de Gestão de Ativos e Mercado da Companhia, é um dos favoritos para assumir o de Toscano. Ele é bacharel em Ciências Econômicas (UCB) e pós-graduado em Gestão de Controle Empresarial (UFSC), além de ter MBA Finanças (Ibmec) e MBA Executivo (UFRJ).
Apesar do favoritismo de Cabral, por ser respeitado e admirado dentro da própria estatal, fontes próximas do governo disseram à reportagem que a decisão passa por uma composição política. Sendo assim, será preciso saber, primeiramente, o que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o vice-governador professor Mateus Simões (Novo) desejam para as próximas eleições.
Ouça a rádio de Minas