BH vai às urnas neste domingo de 2º turno de eleições municipais; saiba mais sobre os candidatos
Neste domingo, 27 de outubro, os belo-horizontinos vão às urnas para escolher o novo prefeito da Capital, que vai cuidar da cidade por quatro anos, a partir de janeiro de 2025. No páreo neste segundo turno estão Bruno Engler (PL), de 27 anos, e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77.
Além da diferença de exatos 50 anos entre os dois candidatos – um deles pode se tornar o prefeito mais jovem da história de Belo Horizonte, e o outro, o mais velho –, as distâncias entre os dois passam, principalmente, pelos apoios políticos que vêm recebendo.
Enquanto Engler teve o apoio de lideranças da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador mineiro Romeu Zema (Novo) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Fuad contou com o apoio, para o segundo turno, de uma ala da esquerda, como a candidata do PDT Duda Salabert e o candidato petista Rogério Correia.
Todas as pesquisas eleitorais colocam Fuad Noman na dianteira no segundo turno em Belo Horizonte
No primeiro turno, disputado em 6 de outubro, Bruno Engler terminou à frente, com 34,38% dos votos (um total de 435.853 votos), e Fuad Noman ficou com 26,54% (336.442 votos). Ao todo, 70.263 (5%) votaram nulo e 66.228 (4,72%), em branco.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Apesar dessa vantagem numérica na largada, Bruno Engler tem aparecido atrás de Fuad Noman em todas as pesquisas eleitorais feitas desde então. Inclusive nas duas mais recentes, que saíram na véspera do pleito.
Segundo o Instituto Datafolha, em pesquisa divulgada neste sábado (26), Fuad tem 53% dos votos válidos em BH contra 47% de Engler. Já os dados da Quaest, do mesmo dia, apontaram Fuad com 52% dos votos válidos e Engler com 48%.
Outras pesquisas recentes, no período pós-primeiro turno, também colocaram o atual prefeito em vantagem nas intenções de voto. Por exemplo:
- 10 de outubro: Fuad com 48% X Bruno com 41%
- 17 de outubro: Fuad com 58,7% X Bruno com 41,3%
- 23 de outubro: Fuad com 46% X Bruno com 40%
- 24 de outubro: Fuad com 46% X Bruno com 39%
- 25 de outubro: Fuad com 54,8% X Bruno com 45,2%
Quem são Fuad Noman e Bruno Engler?
O candidato Fuad Noman, de 77 anos, se declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como homem, branco, casado, com grau de escolaridade superior completo e natural de Belo Horizonte (MG).
Sua ocupação atual é prefeito de BH. A declaração de bens de Fuad Noman totalizou R$ 15.929.716,49. O candidato a vice-prefeito em sua chapa é Alvaro Damião, do União Brasil.

O candidato Bruno Engler, de 27 anos, se declarou como homem, branco, solteiro, com grau de escolaridade superior incompleto e natural de Curitiba (PR).
Sua ocupação atual é deputado. A declaração de bens de Bruno Engler totalizou R$ 238.889,34. A candidata a vice-prefeita em sua chapa é Coronel Claudia, do mesmo partido.
Segundo turno acontece em 51 cidades do Brasil, sendo 2 de Minas Gerais
O 2º turno das eleições municipais ocorre neste domingo (27) em 51 cidades do país – 15 capitais e outros 36 municípios. São mais de 33 milhões de eleitores aptos a votar.
Em Minas Gerais, apenas na Capital e na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, haverá segundo turno para escolha do vencedores. Por lá, Elisa Araújo (PSD) concorre com Tony Carlos (MDB).
Mais uma vez, o horário de votação é unificado. Assim como no primeiro turno, que ocorreu no último dia 6 de outubro, o horário adotado é o de Brasília, das 8h até as 17h.

A apuração dos votos terá início às 17h, seguindo o fuso da capital federal, logo após o encerramento da votação. No entanto, eleitores que ainda estiverem na fila nesse momento terão o direito de votar.
Esta é a primeira vez que uma eleição municipal é realizada com horário unificado em todo o Brasil. A medida já havia sido aplicada nas eleições gerais de 2022. (Com informações da Agência Brasil)
Ouça a rádio de Minas