Zema anuncia nomes para o secretariado

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), divulgou na sexta-feira (21) novos nomes que vão compor o seu secretariado. Dessa vez, foram anunciados os secretários de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Governo e Meio Ambiente. Além disso, responsáveis por órgão autônomos também foram apresentados.
Para a Secretaria de Educação, a profissional selecionada foi a doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em estudos de desenvolvimento pela University of London, servidora pública concursada Julia Sant’Anna.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o escolhido foi o engenheiro Manoel Vitor de Mendonça Filho. Ele possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e Insead (European Institute of Business Administration), além da experiência de ter ocupado postos de direção de empresas de grande porte com atuação no Brasil e na América Latina.
Para a Secretaria de Agropecuária, a selecionada é a produtora rural e engenheira florestal Ana Maria Valentini, atual presidente Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor).
Na Secretaria de Governo, o selecionado foi o mestre em Administração Pública Custódio de Mattos. Ele também é mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Já foi diretor do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Para o Meio Ambiente, o secretário será o atual responsável pela pasta, Germano Luiz Gomes Vieira, que é servidor público efetivo da secretaria. Ele é professor universitário, especialista em educação ambiental e mestre em Direito público pela universidade católica portuguesa de Porto/Portugal.
Órgãos autônomos – Assim como a Ouvidoria Geral do Estado, que será comandada pela advogada Simone Deoud, outros dois órgãos autônomos já têm os nomes definidos por Romeu Zema: a Advocacia e a Controladoria Geral do Estado. Os órgãos autônomos estão vinculados diretamente ao Gabinete do Governador.
O Advogado-Geral do Estado no Governo Zema será o mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sérgio Pessoa. Servidor público efetivo, ele é procurador do Estado de Minas Gerais, desde 1998, já tendo exercido os cargos de Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica e Advogado-Geral Adjunto.
O Controlador Geral do Estado, no novo governo mineiro, será o economista formado também pela UFMG, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda. Ele é doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Contabilidade também pela UnB.
“Selecionamos profissionais de alto gabarito para o secretariado e os órgãos autônomos em um processo de seleção de talentos humanos bastante criterioso em que valorizamos os servidores concursados com sólida formação acadêmica em suas áreas”, afirmou Zema, em nota.
Ouça a rádio de Minas