Política

Zema anuncia nomes para o secretariado

Zema anuncia nomes para o secretariado
Secretaria de Governo será comandada por Custódio de Mattos no próximo governo Foto: Divulgação

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), divulgou na sexta-feira (21) novos nomes que vão compor o seu secretariado. Dessa vez, foram anunciados os secretários de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Governo e Meio Ambiente. Além disso, responsáveis por órgão autônomos também foram apresentados.

Para a Secretaria de Educação, a profissional selecionada foi a doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em estudos de desenvolvimento pela University of London, servidora pública concursada Julia Sant’Anna.

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o escolhido foi o engenheiro Manoel Vitor de Mendonça Filho. Ele possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e Insead (European Institute of Business Administration), além da experiência de ter ocupado postos de direção de empresas de grande porte com atuação no Brasil e na América Latina.

Para a Secretaria de Agropecuária, a selecionada é a produtora rural e engenheira florestal Ana Maria Valentini, atual presidente Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor).

Na Secretaria de Governo, o selecionado foi o mestre em Administração Pública Custódio de Mattos. Ele também é mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Já foi diretor do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Para o Meio Ambiente, o secretário será o atual responsável pela pasta, Germano Luiz Gomes Vieira, que é servidor público efetivo da secretaria. Ele é professor universitário, especialista em educação ambiental e mestre em Direito público pela universidade católica portuguesa de Porto/Portugal.

Órgãos autônomos – Assim como a Ouvidoria Geral do Estado, que será comandada pela advogada Simone Deoud, outros dois órgãos autônomos já têm os nomes definidos por Romeu Zema: a Advocacia e a Controladoria Geral do Estado. Os órgãos autônomos estão vinculados diretamente ao Gabinete do Governador.

O Advogado-Geral do Estado no Governo Zema será o mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sérgio Pessoa. Servidor público efetivo, ele é procurador do Estado de Minas Gerais, desde 1998, já tendo exercido os cargos de Procurador-Chefe da Consultoria Jurídica e Advogado-Geral Adjunto.

O Controlador Geral do Estado, no novo governo mineiro, será o economista formado também pela UFMG, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda. Ele é doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Contabilidade também pela UnB.

“Selecionamos profissionais de alto gabarito para o secretariado e os órgãos autônomos em um processo de seleção de talentos humanos bastante criterioso em que valorizamos os servidores concursados com sólida formação acadêmica em suas áreas”, afirmou Zema, em nota.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas