Zema deve ter agenda com Lula em Minas Gerais na próxima semana

A expectativa é que tema relativos à Capital, à Região Metropolitana e, sobretudo, ao Estado sejam discutidos

2 de fevereiro de 2024 às 19h52

img
Créditos: Pedro Gontijo Imprensa M e Rovena Rosa/Agencia Brasil

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve se encontrar com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na próxima semana. O chefe do Executivo federal visitará o Estado pela primeira vez desde que assumiu a presidência em janeiro de 2023. A visita oficial vai acontecer nos dias 7 e 8 de fevereiro, passando por Juiz de Fora e Belo Horizonte.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), revelou que Zema não só receberá Lula na semana que vem, como também pretende se reunir com o chefe do Executivo federal. Temas relativos à Capital, à Região Metropolitana e, sobretudo, ao Estado serão discutidos. 

Segundo Simões, Zema enviou um ofício para a presidência solicitando um encontro com Lula de pelo menos 30 minutos. A agenda e o local, no entanto, ainda não estão confirmados. Sendo assim, não é possível afirmar se vai ocorrer em Belo Horizonte ou em Juiz de Fora, na Zona da Mata, ou até mesmo em Brasília, onde o governador já esteve por diversas oportunidades. 

“A agenda do presidente é formada por ele. O que fizemos foi o pedido. Mas o governador já esteve em Brasília outras vezes a convite do presidente. Ele pode ir para conversar, mas já que o Lula vem a Belo Horizonte, o governador gostaria de ter essa oportunidade de conversar com ele sobre Minas Gerais”, disse Simões nesta sexta-feira, em ocasião de assinatura do termo de abertura do processo de registro do Samba Mineiro como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas.

O vice-governador reiterou que Lula é muito bem-vindo em Minas Gerais. E destacou que o Estado é conhecido pela hospitalidade aos visitantes, inclusive, recebeu prêmios nos últimos anos reconhecendo essa receptividade amigável, e com o presidente da República não será diferente. 

Zema terá chance de debater dívida bilionária mineira 

Se, de fato, o encontro entre Zema e Lula acontecer, o governador terá a chance de debater com o presidente sobre a dívida bilionária de Minas Gerais com a União, de cerca de R$ 160 bilhões. 

O assunto é de grande importância para o Estado, já que o mesmo ainda aguarda o envio, por parte do Ministério da Fazenda, de uma proposta oficial alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A Pasta ficou responsável por estudar a sugestão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que inclui, entre outras medidas, federalizar a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em troca de um abatimento no débito. 

Caso as tratativas não avancem, o governo terá até o dia 20 de abril para que a lei que trata da adesão do Estado ao RRF seja aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Do contrário, o Executivo estadual terá que iniciar imediatamente os pagamentos à União.

Primeira visita de Lula em Minas Gerais no atual mandato

Lula encerrou o primeiro ano de seu novo mandato, o terceiro desde 2003, sem visitar oito unidades federativas, incluindo Minas Gerais. O presidente vinha sendo questionado por não visitar o Estado, mesmo tendo suma importância para sua vitória sobre Jair Bolsonaro (PL).

O chefe do Executivo federal chegou a anunciar que viria a Minas Gerais para lançar obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que não ocorreu. Cabe destacar que o Estado é o segundo mais populoso e o segundo maior colégio eleitoral do Brasil.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail