Oficina de cerâmica em Diamantina promove empoderamento financeiro de mulheres

A economia criativa é o foco da programação do próximo mês do Circuito Banco do Nordeste Cultural em Diamantina. Nos dias 23 e 25 de julho, a cidade receberá oficinas de cerâmica voltadas para o empoderamento financeiro de meninas e mulheres das comunidades locais. O evento, que busca transformar argila em arte, é gratuito e será realizado no Museu do Diamante – Casa da Chica.
Sempre às 14h, a oficina de cerâmica será ministrada pelas artistas plásticas Gracíola Rodrigues e Themis Gothelipe. Dividida em duas sessões, a iniciativa focará em adolescentes de 13 a 18 anos no dia 23, e no público adulto no dia 25.
As inscrições podem ser feitas enviando uma mensagem para o número (38) 99265-0019. O tema da oficina é a modelagem como autoexpressão e a percepção da riqueza da fauna, flora, arquitetura e paisagens de Diamantina.
A coordenadora do Banco do Nordeste Cultural, Viviane Queiroz, explica que esses encontros são os primeiros de um cronograma contínuo e que a atividade não é exclusiva para mulheres. “O objetivo é criar produtos com qualidade e originalidade para serem comercializados”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Circo e dança
No distrito de Mendanha, o destaque do mês será o circo. A partir do dia 2 de julho e em todas as terças-feiras do mês, a artista Liz Monteiro, do Circo Verde, comandará uma oficina para crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). As oficinas incluirão técnicas de acrobacias corporais, manipulação de objetos e atividades para desenvolver coordenação motora, equilíbrio, autoconfiança e interação.
Já no dia 6 de julho, o Espaço Cultural Campo Belo das Artes (CBArtes) apresentará uma aula-espetáculo focada na democratização das artes e do fazer artístico. Conduzida pelo professor Ditto Leite, a atividade convidará o público a acompanhar o processo de aprendizagem e montagem de coreografias, expondo os bastidores, treinamentos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento dos artistas da dança. Ditto Leite trará sua vasta experiência como ator, cantor, compositor e bailarino para enriquecer a apresentação.
Sobre o circuito em Diamantina
A programação de julho em Diamantina inclui ainda uma oficina teatral, biblioteca e brinquedoteca. Para acessar a lista completa das atividades, visite o Instagram @bancodonordestecultural.
O Circuito Banco do Nordeste Cultural oferece uma oportunidade única para os moradores de Diamantina explorarem a interseção entre arte, inovação e economia criativa, fortalecendo a cultura local e promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região.
Este circuito é uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura na área de atuação da instituição. A iniciativa busca fortalecer a imagem do banco como agente incentivador do setor cultural. As ações da instituição com o segmento são desenvolvidas de forma integrada, envolvendo centros culturais, acervos artísticos, históricos e bibliográficos, ocupação de equipamentos culturais e patrocínio cultural.
Ouça a rádio de Minas