Turismo

Gastronomia nas Montanhas começa neste sábado em Monte Verde

Confira a programação e os restaurantes confirmados até o momento
Gastronomia nas Montanhas começa neste sábado em Monte Verde
Foto: Divulgação Hugel Bar Gastronomia

A temporada de inverno e o início da primavera em Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, promete ser mais agitada com a realização do evento Gastronomia nas Montanhas, que será acontece entre os dias 7 e 29 de setembro.

Com shows, boa comida e a perspectiva de temperaturas mais amenas, o encontro vai reunir cerca de 20 restaurantes auxiliados pelo programa ´Prepara Gastronomia´, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), e contará com festival musical do Circuito Amantikir.

Promovida pela Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move) em parceria com o Sebrae Minas, a atração gastronômica está sendo organizada em conjunto com a Prefeitura de Camanducaia e o Sindicato Patronal de Serras Verdes.

“Vamos ter um lugar, na entrada da cidade onde serão montadas as barracas de cada estabelecimento, com shows e culinária. Traremos alguns chefs da região e do Sebrae Minas. Com isso, estamos com uma grande expectativa, porque nunca fizemos um evento desse porte aqui em Monte Verde e acreditamos que será um sucesso”, projeta a presidente do Move, Rebecca Wagner.

Ela destaca a importância da realização de mais um evento gastronômico, pouco depois da Move ter organizado, em conjunto com a Prefeitura de Camanducaia, a última edição entre os meses de junho e julho.

Monte Verde tem uma gastronomia diversificada como um dos seus principais atrativos e possui muitos restaurantes ótimos, de diferentes especialidades, para atender aos turistas que não abrem mão de desfrutar de uma boa culinária”, explica.

Foto: Adobe Stock

Uma das novidades para esta edição é a consultoria especializada prestada pelo Sebrae Minas, focada em gestão e, inclusive, no apoio na elaboração de novos pratos para os estabelecimentos.

“A partir dessa consultoria, optamos em juntar o Prepara Gastronomia com o nosso festival gastronômico, que é o Gastronomia nas Montanhas. Apenas nos finais de semana, quando vão ocorrer os eventos, esperamos pelo menos 10 mil pessoas diariamente”, pontua Rebecca Wagner.

Com o ‘Prepara Gastronomia’ vai ser possível capacitar micro e pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar, com o propósito de fortalecer esses empreendimentos e também a identidade cultural e a gastronomia mineira. São capacitações voltadas para gestão do negócio e também ações voltadas para preparação e apoio em festivais, além da realização de outros eventos gastronômicos.

O programa deste treinamento, além de preparar os empreendedores de todas as categorias do ramo alimentício para satisfazer consumidores cada vez mais exigentes, traz conhecimentos de vários temas, como, por exemplo:

  • tendências gastronômicas;
  • técnicas e novos formatos de vendas;
  • como criar conteúdo para divulgar seu negócio;
  • práticas de gestão financeira e estratégias de marketing
  • e relacionamento com os clientes.

Segundo o analista do Sebrae Minas, Anderson Faria, a meta é manter a consultoria in loco nos estabelecimentos de gastronomia em Monte Verde, ajudando também a desenvolver pratos especiais para esse festival.

“Cada estabelecimento terá um prato específico para o festival. A expectativa é grande para estruturar melhor os estabelecimentos, subsidiando-os para que eles possam pensar os processos internos e tudo mais. São vários estabelecimentos e queremos prepará-los, cada vez mais, para receber melhor o turista e melhorar a atividade no dia a dia”, afirma.

Outros pontos destacados por Faria são a preocupação tanto com a questão de atendimento, quanto as boas práticas de alimentos e gestão do estabelecimento, sempre focando na obtenção de um faturamento melhor.

“Sabemos que a temporada de inverno é quando ocorre o maior fluxo de turistas em Monte Verde. Queremos também que sejam realizados eventos gastronômicos fora de temporada, para que seja mais um motivo para que um volume maior de turistas visite o distrito, melhorando assim a questão da sazonalidade e, assim, ampliar a renda dos estabelecimentos da região”, projeta o analista.

Prato especial que será oferecido pelo restaurante Alameda Suíça durante o “Gastronomia nas Montanhas” (Foto: Divulgação/Alameda Suíça).

Embora a lista completa de restaurantes de Monte Verde que participarão do “Gastronomia nas Montanhas” ainda não tenha sido oficialmente fechada pelos organizadores, o Alameda Suíça, que conta com um ambiente de dois andares é um dos estabelecimentos com presença garantida.

Leia também: Restaurante Alameda Suíça, em Monte Verde, é o 4º melhor do mundo

O restaurante adiantou, inclusive, o prato especial que oferecerá aos clientes no período da festividade gastronômica. Trata-se de uma costela assada e prensada, temperada com molho especial da casa e acompanhada por uma massa também de produção caseira. O prato ainda não recebeu um nome.

Conheça os restaurantes confirmados no “Gastronomia nas Montanhas”:

  • Alameda Suíça
  • Arvorecer Pizzaria
  • Confraria Gastropub e Pizza Bar
  • Chocolateria Monte Verde
  • Hügel Bar & Gastronomia
  • Villa Amarela
  • Villa Donna
  • Villa Madre

Em seu último final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, o Gastronomia nas Montanhas vai contar com uma grande festa, com entrada gratuita. No dia 28, terá em sua programação duas apresentações de blues e rock dos grupos Tritonne Band e Harp Attack, além de uma outra de jazz, da banda Benny Goodman Revival. Para completar, haverá som mecânico com DJ, na abertura do evento, no final da manhã, e para encerrar a agenda musical, à noite.

Confira a programação do Circuito Amantikir Festival em Monte Verde

  • 11h – Som mecânico (DJ) com playlist do festival
  • 13h – Tritonne Band (blues e rock)
  • 16h – Grupo Benny Goodman Revival (jazz)
  • 19h – Banda Harp Attack (blues e rock)
  • 20h30 – Som mecânico (DJ) com playlist do festival
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas