Vagas

Mover lança programas gratuitos para formar lideranças negras no Brasil

Iniciativas fazem parte da meta de criar 3 milhões de oportunidades através de capacitação, conexão com emprego e empreendedorismo até 2030
Mover lança programas gratuitos para formar lideranças negras no Brasil
Foto: Adobe Stock

Com o objetivo de criar 3 milhões de oportunidades em capacitação, conexão com emprego e empreendedorismo até 2030, o Movimento pela Equidade Racial (Mover) inicia uma nova etapa de atuação com o lançamento de dois programas gratuitos voltados ao desenvolvimento de profissionais negros:

  • Lideranças do Futuro
  • e Nzinga: Formação de Liderança.

Realizadas em parceria com o Instituto Four e a Cia de Talentos, as iniciativas pretendem beneficiar 60 mil profissionais negros, sendo 50 mil pelo Lideranças do Futuro e 10 mil pelo Nzinga. As inscrições, abertas ao público geral e às empresas associadas ao Mover, vão até 30 de setembro.

Segundo a diretora-executiva do Mover, Natália Paiva, o investimento na formação de lideranças negras é essencial para transformar o mercado de trabalho. “Não há transformação sem liderança negra. Investir na formação de profissionais para ocupar espaços de poder é um passo essencial para construir um país mais justo, diverso e competitivo. Esses programas são um convite à ação, à responsabilidade compartilhada e à aposta no enorme potencial que já existe em nossa sociedade”, afirma.

Lideranças do Futuro

Gratuito, on-line e com foco no protagonismo negro, o Lideranças do Futuro busca preparar 50 mil pessoas pretas e pardas para cargos de liderança até o fim deste ano. A formação é destinada a quem deseja avançar na carreira ou está prestes a assumir uma posição de gestão.

O conteúdo é dividido em quatro módulos de 40 minutos, abordando temas como propósito e autorresponsabilidade, gestão de carreira, liderança e alta performance, além de gestão de resultados. A programação inclui vídeos, entrevistas com líderes, atividades práticas e masterclasses.

Os inscritos têm acesso imediato às aulas gravadas, e as transmissões ao vivo começaram em 31 de julho, com participação do ator e escritor Hélio de La Peña e do fundador do Instituto Four, Wellington Vitorino. Ao final, os participantes recebem certificado e passam a integrar o banco de talentos do Mover e do Instituto Four.

As inscrições podem ser feitas pelo site até 30 de setembro.

Ao final da jornada, os participantes recebem certificado e passam a integrar o Mover Talentos e banco de talentos do Instituto Four. “O Brasil precisa de mais líderes negros ocupando espaços de decisão. O Lideranças do Futuro é a nossa resposta a essa urgência. Queremos apoiar trajetórias que transformem organizações e inspirem mudanças reais”, afirma o diretor de relações institucionais do Instituto Four, Augusto César.

Nzinga: Formação de Liderança

Destinado exclusivamente a profissionais pretos e pardos prestes a assumir cargos de gestão, o Nzinga terá inscrições abertas de 13 de agosto a 15 de setembro pelo site da Cia de Talentos. Com duração de quatro meses e formato 100% on-line, o programa inclui mentorias individuais, workshops sobre comunicação e networking, sessões com executivos, ferramentas de autoconhecimento e apoio contínuo.

Para a sócia-diretora de Pessoas & Cultura da Cia de Talentos, Danilca Galdini, a formação vai além do conteúdo técnico. “Acreditamos que a diversidade só se sustenta com equidade. A parceria com o Mover é mais do que uma formação: é um espaço seguro e estruturado para que lideranças negras desenvolvam seu potencial e avancem em suas jornadas profissionais”, pontua Danilca.

A formação também garante acesso a uma rede de apoio entre pessoas negras, relatório de perfil comportamental e certificado de participação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas