Variedades

Veja os destaques da agenda de eventos desta sexta (20/10)!

Veja os destaques da agenda de eventos desta sexta (20/10)!
Crédito: Ícaro Moreno

Cinema em Inhotim

O Instituto Inhotim exibe, amanhã e domingo (22), às 14h e às 15h30, no Espaço Igrejinha, dois trabalhos audiovisuais que fizeram parte das exposições “O mundo é o teatro do homem” (foto) e “Quilombo: vida problemas e aspirações do negro”, ambas do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. A atividade faz parte de um programa público de ativação das exposições, que serão acompanhadas de falas dos curadores e de parte dos artistas. Amanhã será exibido o filme “Insurgências Quilombolas”, obra do Nacional Trovoa que apresenta a perspectiva do coletivo formado por artistas e curadoras. O vídeo aborda uma série de experiências atravessadas pelo desejo do bem viver e da memória. Já “Olho da Rua”, de Jonathas de Andrade, parte dos preceitos do “Teatro do Oprimido”, técnica desenvolvida por Augusto Boal, para acessar protagonistas em seus mundos pessoais. A exibição será acompanhada por trilha musical ao vivo, executada pelos músicos Homero Basílio, Emerson Rodrigues e Antônio do Rego Barreto Filho.

Mostra “Studio Drift”

Um encontro repleto de poesia, tecnologia e arte será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), amanhã, às 16h, sobre a mostra “Studio Drift – Vida em Coisas”. Marcello Dantas, curador da mostra ao lado de Alfons Hug, abordará o trabalho do duo holandês formado por Ralph Nauta e Lonneke Gordijn em 2007. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada no site e na bilheteria do CCBB BH. Um novo lote de ingressos será liberado no dia do evento, exclusivamente na bilheteria do CCBB uma hora antes do evento. O encontro acontecerá no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil e Dantas falará sobre a prática do duo, que consiste em pesquisas artísticas envolvendo uma visão de futuro na qual a natureza, a humanidade e a tecnologia vivem em harmonia. A apresentação abordará a intenção poética e a lógica das criações doDrift. A exposição no CCBB reúne obras representativas da dupla.

Novo ultrassom da Ciências Médicas

A Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais adquiriu o ultrassom Mindray, modelo Resona i9, um dos aparelhos mais modernos do mercado. O equipamento sera usado no Ambulatório Ciências Médicas, para o treinamento dos estudantes na técnica Point of Care. O método é visto como uma extensão do exame físico auxiliar no diagnostic rápido de muitas urgências clínicas e cirúrgicas. Sob a liderança da coordenadora do curso de medicina, Cláudia Laranjeira, e um time de professors especializados nesta técnica, o investimento estratégico visa aprimorar a formação dos estudantes do curso de medicina, com o auxílio de atores. A ultrassonografia Fast, reconhecida como um valioso recurso diagnóstico, é uma das competências que os estudantes desenvolvem durante o internato de urgência. A capacidade de realizar o exame de forma precisa e eficaz é fundamental para garantir um atendimento clínico de qualidade em situações críticas.

Visitas mediadas à exposição Araetá

Está em cartaz até 5 de novembro a exposição “Araetá a literatura dos povos originários”, que apresenta a produção literária de 40 diferentes povos dentre as 305 etnias existentes no Brasil. Trata-se de uma produção literária composta por 335 títulos, de 110 escritores, publicados por 120 diferentes editoras brasileiras. É atualmente a maior reunião, em um espaço exclusivo, das produções de literatura indígena no Brasil feitas desde 1998. O Educativo do Memorial Vale convida o público a participar de duas ações junto de “Araetá” aos sábados e domingos. Às 10h30, a equipe do Educativo oferece um momento de contação de histórias a partir dos livros presentes na exposição. Em seguida, às 11 horas, haverá uma visita mediada à exposição, para que os visitantes possam descobrir a riqueza da literatura brasileira protagonizada pelos autores indígenas. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, e tem entrada gratuita.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas