Variedades

Brumadinho realiza o Festival de Inverno

Brumadinho realiza o Festival de Inverno
Entre as atrações musicais que se apresentarão no Festival de Inverno de Brumadinho, destacam-se Ira!, 14 Bis e o guitarrista norte-americano Jimmy Burns | Crédito: Divulgação

O Inverno chega em Brumadinho com o festival que vai reunir música, gastronomia, literatura e cultura. O Festival de Inverno de Brumadinho vai acontecer entre a próxima quinta-feira e sábado, de 10h a meia-noite, e domingo, até as 18h, em Casa Branca. O Festival de Inverno de Brumadinho, em sua primeira edição, chega repleto de atrações e com a proposta de ser um festival itinerante, abraçando todas as regiões da cidade em suas próximas edições. Serão diversos shows e o diferencial da boa comida da região, com Tiradentes, Tonini entre outros, que se juntam a nomes de peso como Xapuri e La Palma.

Outras atrações são a galeria de arte com curadoria de Renan Florindo, incluindo exposição em Inhotim, e obras de ceramistas e artistas de Brumadinho; mural de grafite; lançamento do livro “Brumadinho de braços abertos”, escrito em dois idiomas, que descrevem a história, beleza e riquezas de Brumadinho; bonecos gigantes circenses do Grupo Giramundo em uma montagem comemorativa dos 50 anos em obra Hot Apocalipse em parceria com o Circuito Urbano de Arte (Cura).

“É com muita alegria que estamos realizando o Festival de Inverno de Brumadinho. Muita cultura, shows fantásticos como Ira!, 14 Bis e Jimmy Burns direto dos EUA, espaço kids, trupe de palhaços, com programação garantida para toda família”, ressalta Patrícia Pacheco, da produção do evento.

Haverá também chocolate quente, bons vinhos, drinks com a presença da mixologista molecular, embaixadora da Unesco e representante internacional dos destilados mineiros, Marcela Azevedo, da Cacharia Itinerante.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Bandas consagradas e queridas do público vão subir ao palco do festival, como Ira!, 14 Bis (foto), o guitarrista norte-americano Jimmy Burns, Edson Galhardi, interpretando o rei do rock Elvis Presley. E ainda: Flávio Penido, Tânia Azze, Café Preto Instrumental, Lurex e Route 66, entre outros, que também compõem a grade de shows.

A entrada é gratuita e quem puder pode levar um quilo de alimento não perecível ou um agasalho de doação para a Campanha do Agasalho da Igreja de Piedade do Paraopeba.

O Festival de Inverno de Brumadinho tem a realização da Promo Produtora e apoio da Prefeitura de Brumadinho, Café 3 Corações, Aurora Alimentos, Abrasel e Coca-Cola, além do apoio das Pousadas Villa Domazzo, Estalagem da Villa e Recanto dos Lagos.

Giramundo – O Giramundo é um capítulo a parte. A obra leva o nome de “Gira De Novo” e é idealizada pelo neto do seu fundador Álvaro Apocalypse: Hot Apocalypse, em parceria com o Cura. Pensada para ocupar a Raul Soares e inspirada no círculo do cosmograma Bakongo, traz os ciclos do universo, os movimentos do sol e as fases da vida humana como símbolo de recomeço. O cosmograma é um conhecimento trazido pelo antropólogo congolês Bunsenki Fu-Kiau e nada mais oportuno para recomeçar do que visitar a fonte da cultura brasileira, mais propriamente dos povos Bantu.

O círculo é dividido em quatro quadrantes – Musoni (concepção), Kala (nascimento), Tukula (crescimento e amadurecimento) e Luvemba (envelhecimento) -, e cada um desses pontos é um erê/nvunji/criança, que é a representação dos primeiros passos, do começo, um paralelo aos passos que teremos que reaprender a dar com a volta às ruas, à vida cotidiana nessa expectativa de superar a pandemia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas