Variedades

Circuito gastronômico Mesa ao Vivo traz aulas-show, palestras e degustações

Realizado em BH, o evento é o maior circuito gastronômico do País
Circuito gastronômico Mesa ao Vivo traz aulas-show, palestras e degustações
Mineiro Caio Soter é uma das atrações do Mesa ao Vivo, que começa nesta quinta-feira (1º) | Crédito: Divulgação Faculdade Arnaldo Janssen

Belo Horizonte vai receber nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2) a 5ª edição do Mesa ao Vivo Minas Gerais. Este, que é o maior circuito gastronômico do País, idealizado e realizado pelo Mundo Mesa – Núcleo de Inteligência em Gastronomia que produz a revista e plataforma Prazeres da Mesa – reúne os principais chefs e especialistas em aulas-show, palestras, degustações, experiências e jantares exclusivos. A sede do evento será o Senac Belo Horizonte onde, sob a temática “Cozinha Mineira: Patrimônio, Origem e Futuro”, prestigiados chefs e profissionais da gastronomia nacional se unem a alunos, entusiastas e o trade da gastronomia e turismo para um intercâmbio de conhecimentos. O objetivo principal é promover uma conexão consistente da escola com o mercado.

Ao todo, serão 34 atividades de aulas-shows de nomes como os mineiros Bruna Martins, Caio Soter, Flávio Trombino, além de Lucas Corazza, ⁠Carol Fiorentino, ⁠Elisa Fernandes, ⁠dentre outras importantes personalidades da gastronomia.

O evento inclui também programação gratuita e aberta ao público, batizada de Farofa Brasil. É uma feira que reúne produtores familiares de várias partes de Minas Gerais, com barracas de produtos próprios. São itens como azeite, cogumelos, frutas, geleias, queijos, vinhos e cachaças. É o espaço para conhecer e degustar as melhores bebidas e comidinhas entre as aulas do Mesa Ao Vivo.

Já as atividades pagas da Mesa ao Vivo se dividem em duas frentes: aulas-shows e salas de degustações, com ingressos que variam de R$ 50 a R$ 90. Nas salas de degustação, estão previstos cafés, queijos, vinhos, cervejas e cachaças.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além de promover conversas e práticas sobre o universo da comida, o evento oferece jantares magnos, que proporcionam uma experiência única aos participantes, onde pratos elaborados e técnicas culinárias inovadoras de renomados chefs são apresentados em um ambiente de refinamento e apreciação gastronômica.

O Mesa

Reconhecido como uma incubadora de talentos gastronômicos e de empresas visionárias do setor, o Mesa ao Vivo proporciona uma experiência imersiva que impulsiona e fortalece o cenário gastronômico nos cenários regional e nacional. O evento mineiro possui a correalização da Cumbucca Projetos e patrocínio educacional do Senac Minas, que apresenta a 5ª edição.

O tema proposto para 2024 – “Cozinha Mineira: Patrimônio, Origem e Futuro” – ganhou força, já que o governo do Estado entende que a cozinha mineira garante desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda e também é política de Estado. Em março deste ano, a Secretaria de Estado de Lazer e Turismo (Secult) lançou o projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, que envolve um trabalho conjunto entre as secretarias e parceiros com o objetivo de fomentar e estimular a culinária mineira em todo o Brasil e também no exterior.

“Minas é uma referência de patrimônio imaterial da gastronomia. Tem uma história importante, mas não vive só do passado, e o Mesa ao Vivo vem mostrar quem faz a nova cozinha mineira. As aulas serão incríveis, mostrando os novos talentos do Estado”, complementa a sócia-diretora do Mundo Mesa, Mariella Lazaretti, que é a realizadora do circuito.

Toda a programação, preços das aulas-shows, horários e ingressos podem ser conferidos no site.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas