CURTAS DC MAIS | 03/08

Centenário de Otto Lara Resende
A Academia Mineira de Letras (AML) celebra o centenário de nascimento de um dos mais respeitados jornalistas e escritores do Brasil na palestra “No Centenário de Otto Lara Resende”. Guilherme Jorge de Rezende fala sobre a vida e obra do autor em vídeo disponível a partir das 11h de amanhã, no canal de YouTube da AML. O palestrante destaca que Otto Lara Resende se consolidou como um misto de autor e personagem da cultura nacional. “A simpatia e o charme que irradiava entre incontáveis colegas e amigos do meio jornalístico e literário, ardorosos leitores e mesmo desconhecidos, com quem correspondia, transformaram-no em uma figura um tanto ficcional”, ressalta. A obra escrita e oral, vasta e diversa confere a Otto Lara Resende uma posição de excelência impar na cultura brasileira.
“O Intérprete de Borboletas”
Com o propósito de inovar na divulgação de obras literárias, o Sempre Um Papo, em parceria com a Editora Record, realiza a série “Conversas sobre o livro ‘O Intérprete de Borboletas’”, o mais novo romance do politólogo Sérgio Abranches. A série consiste na exibição de sete conversas de cerca de uma hora com o autor, cada uma delas mediada por uma diferente personalidade, com temas diferenciados e em consonância com a obra de Abranches, sempre às quintas-feiras, às 20h, no canal do Youtube do Sempre Um Papo. A estreia acontece com Pedro Doria, amanhã; seguida de Andréa Pachá, no dia 11 de agosto; Bruna Lombardi, em 18 de agosto; Maria Homem, no dia 25 de agosto; Heloisa Starling, dia 1º de setembro; Itamar Vieira Junior, em 8 de setembro; encerrando com Miriam Leitão, em 15 de setembro. O acesso é gratuito. Assuntos como o ódio digital, cancelamento por embates políticos, adolescência, relações familiares, amor em tempos de ódio, política das emoções e escrita no confinamento serão discutidos no Sempre Um Papo.
Batalha de danças urbanas
Estão abertas as inscrições para a “Batalha All Styles Danças Urbanas”, competição de dança que fará parte do evento “Cenário de Rua”, que será realizado pelo Sesc Cenário no próximo sábado, das 13h às 19h. A programação é gratuita e aberta ao público. A iniciativa busca fomentar e ampliar o alcance da Dança Urbana, promovendo o encontro de dançarinas e dançarinos de diversos estilos, como locking, popping, breaking, house e hip hop. O evento irá promover competições de dança com direito a premiação para os finalistas. A programação do “Cenário de Rua” também prevê apresentações dos artistas convidados, aula collab aberta para o público e Jam uma prática coletiva de dança em que todos os presentes podem participar, independentemente da idade, nível técnico e experiência em dança. A principal atração do evento será a batalha “All Styles Danças Urbanas”, às 15h30, destinada a participantes com idade a partir de 18 anos. As inscrições, limitadas a 60 concorrentes, devem ser realizadas on-line pelo link até a próxima sexta-feira, às 16h.
Festival Meu Vizinho Pardini
A quinta e última edição da temporada 2022 do Festival Meu Vizinho Pardini será realizada no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim), no próximo sábado, de 10h às 19h. A edição especial ocorre junto com a 21ª Festa de Santo Inácio, promovida pela paróquia local. Diversas atrações musicais foram escaladas para animar a festa. Entre elas: Aline Calixto, Juarez Moreira, Carol Felix e Patrick, Rádio Caos, Kleber Belmiro e Banda, além de Rúbia Mesquita. Ainda haverá participação do Circolar. Cantora e compositora mineira associada ao samba, Aline Calixto nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Belo Horizonte quando ainda era criança. Com muitos anos de carreira na música, também é conhecida no Carnaval da Capital mineira por puxar o Bloco da Calixto, com 300 mil foliões. Outra atração do evento é o violonista, guitarrista, compositor e arranjador mineiro Juarez Moreira.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Conexões musicais”
Ampliar o universo do sentir. Que música pode sair de uma obra de arte? Como a música pode dialogar com o espaço, com as artes visuais e com o tempo? Provocar sensações para além do ver é a proposta da intervenção “Conexões musicais”, que a educadora e flautista Raïssa Anastásia, apresenta no Memorial Vale, no próximo sábado, às 11h, com entrada gratuita, sendo necessária a retirada de ingressos uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados. A performance integra o projeto Sensações Memoráveis, que tem a curadoria de Marco Paulo Rolla. Como uma escultura viva, Raïssa Anastásia pretende, através dos sons, buscar um jogo de cores através da música e assim estabelecer uma relação entre as formas dos quadros e seu próprio sentir.
Ouça a rádio de Minas