Variedades

CURTAS DC MAIS | 06/04

CURTAS DC MAIS | 06/04
Crédito: Freepik

Abril Marrom sobre cegueira

No mês de prevenção e combate à cegueira, conhecido como Abril Marrom, as sociedades brasileiras de Retina e Vítreo (SBRV) e de Diabetes (SBD) se unem para mostrar à sociedade e educar as pessoas sobre doenças que podem acometer os olhos e ser detectadas preventivamente, para evitar perda irreversível da visão.“Ou você pode reverter a condição e tratar, ou pode, detectando no estágio inicial, controlar para evitar que ela provoque dano”, disse o médico Fernando Malerbi, coordenador do Departamento de Saúde Ocular da SBD e diretor da SBRV. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria dos brasileiros. Segundo o IBGE, o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões. Dados do Atlas Vision, publicado pela International Agency for Blindeness Prevention (IABV) em 2020, indicavam que o Brasil tinha estimativa de 28,6 milhões de pessoas com perda de visão. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser prevenidas ou tratadas.

Formação para agentes culturais

Até 15 de abril, estarão abertas as inscrições para o curso de Formação de Lideranças e Inovação em Instituições Culturais, o FLIIC, voltado a agentes culturais, artistas, grupos, produtores e pessoas ligadas à área cultural, de modo geral. A capacitação é gratuita, integra o programa Arcelor Mittal Forma e Transforma e é oferecida pela Trium Brasil, em parceria com o Favela é Isso Aí e o Espaço Ampliar, com apoio da Prefeitura de João Monlevade, através da Casa de Cultura. O curso é realizado em duas versões: totalmente online e semipresencial. Ao todo, serão 120 vagas, sendo 70 na turma 1, que aceitará inscrições de moradores de todas as macrorregiões do Estado de Minas Gerais, e 50 na turma 2, apenas para moradores de João Monlevade e região.  A turma 1 será totalmente on line, com carga horária de 60 horas. Já a turma 2, em formato semipresencial, será ofertada em João Monlevade, com 108 horas/aula. As inscrições ficam abertas até 15 de abril no site: www.fliic.com.br. A divulgação da lista selecionados será divulgada no dia 30 de abril.

Skazi e Tufi Duek desfilam em BH

O desfile da Skazi tem data marcada e chega com novidades. Além da marca mineira, vai desfilar também sua irmã paulistana, a Tufi Duek. Será a primeira vez que a label passeia pelo catwalk desde que sua gestão foi para Belo Horizonte, com direção criativa de Paolinha Murta. O Runway Show Skazi + Tufi Duek acontecerá no dia 18 de abril, às 20h, no Expominas, abrindo a temporada da moda Primavera/Verão 2023, exclusivamente para clientes e convidados. Além dos destaques na passarela – como as tops Carol Trentini, Isabeli Fontana, Gianne Albertoni e Erika Monducci – e na primeira fila, uma das atrações  mais esperadas é o cantor Lulu Santos, nome confirmado para assinar ao vivo a trilha do desfile.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas