CURTAS DC MAIS | 07/05 a 09/05

Concertos no Parque
Após a empolgante estreia em Ouro Preto, que reuniu em torno de 3 mil pessoas em frente à Igreja de São Francisco de Assis, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) se prepara para a temporada da ópera “Aleijadinho”, em Belo Horizonte. A programação foi ampliada e conta com o retorno da série “Concertos no Parque”, neste domingo (8), que fará também uma homenagem às mães. Quanto à ópera, serão quatro récitas no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (14, 16, 18 e 20 de maio) com novidades cenográficas na concepção para o palco italiano. Também faz parte da programação a mostra de cinema “Paixão, Glória e Suplício – Francisco Antônio Lisboa”, realizada em diálogo com a Ópera Aleijadinho com a exibição de filmes, entre 20 e 26 de maio, no Cine Humberto Mauro e na plataforma CineHumbertoMauroMAIS.
Exposição “Metal Etéreo”
Buscando dar continuidade ao seu processo de investigação e experimentação das potencialidades e possibilidade do aço no seu trabalho, o designer e artista Olavo Machado Neto concebeu uma série de obras feitas com aço da Gerdau que, apesar das referências e de sua identidade, extrapolam tudo que ele já desenvolveu anteriormente com o material. O que apresenta agora com a esta exposição é algo que ele define como uma espécie de moldura para o vazio. O resultado de todo este processo pode ser conferido na exposição “Metal Etéreo”, que pode ser conferida neste sábado, em última oportunidade, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, localizado na Praça da Liberdade. A mostra é patrocinada pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e reúne 12 peças únicas, além de alguns desdobramentos, que agrupados, formam outras obras.
“Objetos de Fé Afro-Brasileiros”
A forte espiritualidade africana atravessou o Atlântico, com os negros traficados, e escalou as montanhas de Minas Gerais. O legado foi a construção de um sincretismo religioso que, desde o período colonial, se faz presente em objetos de fé que fundem evocações e crenças e buscam incorporar a alma africana. Na exposição “Objetos de Fé Afro-Brasileiros”, que o 10º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – inaugura nesta segunda-feira, oratórios em diversos formatos e materiais traduzem essa sinergia construída pelo encontro de culturas dos povos formadores do Brasil. A mostra, que tem a consonância com o tema do Fiaraxá, “Abolição, Independência e Literatura”, fica em cartaz no foyer do Teatro Municipal Maximiliano Rocha, localizado no Centro de Araxá, com entrada gratuita, até o dia 31 de maio.
Feirinha Colaborativa
Neste sábado, das 9 às 16h, será realizada a Feirinha Colaborativa do Sesi Museu de Artes e Ofícios (Sesi MAO), na Praça da Estação. O evento tem o intuito de estimular o comércio e divulgar as marcas de empreendedores individuais e, nesta edição, a Feirinha terá a participação de 13 marcas de produtos das áreas da moda, utilitários e gastronomia. Conheça quais são elas: Sarah Juliana Torres, Camila Magalhães Batista da Silva, Cláudio Ricardo Roberto Silva, Regina Coeli, Ana Paula Turíbio, Rafaela Pereira Raposo, Alice Regina Ribeiro, Diego Benicá Faria, Fabiana de Moura, Andréa Maria Ligeiro, Elizabete Rosa Soares, Rita de Cássia Tadei e Luciene Magalhães.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Feira BH Saudável
Neste sábado, a BeGreen (www.begreen.farm), maior rede de fazendas urbanas da América Latina, realiza a Feira BH Saudável. Oportunidade para quem quer garantir produtos saudáveis e sustentáveis para o seu dia a dia e até um presente de última hora para o Dia das Mães. O evento acontece das 10h às 17h30, na Praça BeGreen, localizada no 2º piso do Boulevard Shopping, e tem entrada gratuita. A feira traz cerca de 20 expositores que são pequenos produtores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O público poderá adquirir produtos saudáveis e para dietas low carb, ingredientes in natura, produtos artesanais e comida de verdade. O evento tem função importante para os produtores, consumidores e para o espaço urbano da cidade. Assim como a BeGreen, a Feira incentiva o estilo de vida saudável e a ética socioambiental.
Final do Wild Tour Brasil
Reaberto ao público com a proposta de tornar-se o espaço de eventos mais diversificado de Belo Horizonte, o Minascentro foi o local escolhido para receber neste sábado (7) e domingo (8) ,as quatro melhores equipes de Wild Rift do País, que vão lutar nas finais pelo título do Wild Tour Brasil. O vencedor também fica com a maior fatia dos R$ 1,45 milhão da premiação total, além de garantir uma das vagas no Wild RiftIcons Global Championship 2022, o primeiro mundial do Moba mobile da Riot Games.
Ouça a rádio de Minas