CURTAS DC MAIS | 08/07

Festival de Inverno
Atrações para todas as idades e gostos é o que promete o 27º Festival de Inverno de Congonhas, que vai movimentar a cena cultural do município, que fica a 70 km de Belo Horizonte. A programação, gratuita, inclui shows, espetáculos de teatro e dança, incluindo Grupo Galpão, Toninho Horta, Nenhum de Nós, Orquestra Filarmônica, bate-papos e oficinas (que tiveram inscrições antecipadas). E para abrir essa edição do evento que já é tradicional na Cidade dos Profetas, a cantora Paula Fernandes irá se apresentar hoje, às 21h, na Praça de Eventos. O festival multicultural será encerrado no dia 31 de julho, com show de Oswaldo Montenegro, na Romaria. O 27º Festival de Inverno de Congonhas é uma realização da Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo, Lazer e Eventos (Seculte) e apoio Fumcult, H2 Hotéis e Farid Supermercados.
Festival Gastronômico de Glaura
Os amantes da culinária mineira e do ambiente acolhedor da região de Ouro Preto já podem incluir na agenda: o Festival Gastronômico de Glaura tem sua volta confirmada para o fim de semana, a partir de hoje e até domingo, prometendo repetir o grande sucesso da primeira edição. Barracas com quitutes feitos por gente da terra, doces de fazer girar os olhos e shows de artistas que a cada ano se firmam como grandes talentos nascidos na região serão os carros-chefes do evento, que mais uma vez acontecerá simultaneamente à programação religiosa da tradicional Festa de Santo Antônio e Maria Santíssima. Será a primeira festa após a reabertura da Matriz de Santo Antônio, reformada e reaberta depois de sete anos fechada. Além das barracas de pratos e quitutes, participam também do festival expositores da Feira de Glaura, que acontece regularmente todos os sábados.
Amaro Freitas no Full Jazz
Desvelando a unicidade entre corpo, alma e melodia, a sonoridade de Amaro Freitas convida o público de Belo Horizonte a viajar no tempo pelas notas mais vibrantes e surpreendentes que os teclados podem proporcionar à atmosfera envolvente do jazz. O jovem artista nordestino, com emblemática projeção internacional, fará uma apresentação única na capital mineira, abrindo a programação do Full Jazz 2022. O show está programado para hoje, às 21h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Sankofa traduz a busca espiritualizada do artista por filosofias ancestrais, historicamente enraizadas na diversidade de etnias que compõem o mundo globalizado, passeando pelos primórdios da compreensão e reflexão acerca do seu existencialismo. Os ingressos custam de R$ 25,00 a R$ 60,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo link https://bit.ly/amarofreitasbh.
Férias na Casa Fiat de Cultura
O papel é um conhecido aliado da arte, normalmente usado como suporte para abrigar diversas técnicas artísticas. Mas, no Ateliê Aberto de Férias “Desenho com papel, da prancheta para as paredes”, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público a experimentar uma nova forma de utilizá-lo. Por meio de colagens, sobreposições, cortes, recortes, rasgaduras e dobras, o papel será transformado em matéria-prima para a criação de desenhos autorais, como uma espécie de “lápis”, capaz de reproduzir diversas texturas e cores no desenvolvimento de imagens criativas. O ateliê será realizado sempre aos sábados, dias 9 e 16 de julho, às 10h30 e às 14h30. Crianças e adultos de todas as idades podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Já nos sábados seguintes, dias 23 e 30 de julho, o foco será a chamada nona arte, durante a Oficina de Férias “Quadrinhos: narrativa visual pop”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Corpo, Sensação e Memória”
O Memorial Vale, na Praça da Liberdade, realiza, dentro do projeto “Sensações Memoráveis”, que tem a curadoria de Marco Paulo Rolla, amanhã, às 10h, a atividade “Corpo, Sensação e Memória”, com a bailarina Irene Ziviani. Ela mostra uma vivência prática com o olhar voltado para o corpo vivo, sensível e guardião de memórias. Percorrendo os espaços articulares entre os ossos, propõe ao público conhecer as diversas possibilidades oferecidas pelo corpo para conquistar seu alinhamento e permitir a conexão com os próprios sentidos. A participação é gratuita, com vagas limitadas, sendo preciso fazer inscrição prévia pelo telefone: (31) 3343-7317. Irene Ziviani é bailarina, com mais de 50 anos de experiência. Desde 1970, dirige sua própria Escola de Consciência do Corpo e Reeducação do Movimento – Articule-se, em Belo Horizonte, onde mantém cursos regulares e intensivos de reeducação de postura para leigos e profissionais das áreas artísticas e da saúde.
Ouça a rádio de Minas