CURTAS DC MAIS | 09/02

Viveiro do Inhotim
Para os amantes das plantas, Inhotim preparou em fevereiro uma programação muito especial, em que as espécies do Cerrado são as grandes estrelas. A programação do Inhotim traz visitas mediadas pelas equipes do Jardim Botânico e do Educativo para o público conhecer a biodiversidade do Cerrado nos bastidores do Viveiro Educador. Ao longo do passeio, os visitantes também são convidados a explorar os jardins do Viveiro Educador, conhecer a produção de plantas e coleções botânicas localizadas dentro de estufas e casas de vegetação, onde se encontram espécies raras de orquídeas, palmeiras, aráceas e outras. A Visita Bastidores do Viveiro é uma programação especial ligada ao projeto Ser do Cerrado, realizado pelas equipes do Educativo e Jardim Botânico do Inhotim, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). As visitas aos bastidores do Viveiro iniciam sempre às 10h, com saída da recepção e duração de 2h, com mediação alternada entre as equipes do Jardim Botânico e Educativo.
Ecossistema de tecnologia
O mercado de tecnologia está em alta no Brasil e há previsão de mais de 420 mil vagas até 2024, segundo a Brasscom. De acordo com o último levantamento realizado pela Gama Academy, escola que forma profissionais para o mercado digital, o “Tech Jobs Report”, Minas Gerais está entre os cinco estados com o maior número de vagas no setor. Com o intuito de fomentar o mercado digital em solo mineiro, o Centro Universitário Una e a Gama Academy anunciam parceria inédita para capacitar novos profissionais, oferecendo cursos em quatro áreas: design (UX e UI), programação, back e front end e produto, além de conectá-los a empresas mineiras e de todo Brasil que querem contratar novos talentos na área. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site https://pages.gama.academy/gama-bootcamp-una-bh/até o dia 5 de março. Segundo Natália Garcia, CRO da Gama Academy, o objetivo da parceria é estimular o ecossistema de tecnologia de Minas Gerais.
Bons modos em ano de eleição
As eleições de 2018 mostraram uma disputa que foi além das urnas. As polarizações chegaram nas redes sociais gerando conflitos entre amigos e familiares. Este ano tem mais voto e será que as pessoas aprenderam a lição? O Brasil das Gerais, da Rede Minas, dedica um programa para falar sobre os ‘bons modos’ quando o assunto é política. Hoje, às 13h, a professora da Faculdade de Educação da UFMG Mônica Abranches fala sobre ser ‘politicamente correto’ e dá dicas de como se relacionar em grupos pessoais e de trabalho e utilizar ferramentas como whatsapp. O Brasil das Gerais é apresentado pela jornalista Patrícia Pinho. O público também pode acompanhar o programa, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv. Após a exibição, o programa é disponibilizado no canal da Rede Minas no YouTube: youtube.com/redeminas.
“Exorcismo Sagrado”
O Cineart Boulevard preparou uma experiência única para os fãs de filmes de terror. O público poderá conferir “Exorcismo Sagrado” (Imagem Filmes), hoje – um dia antes da estreia oficial no Brasil –, às 20h50, em uma sessão especial totalmente ambientada para a ocasião, no Boulevard Shopping. Dirigido por Alejandro Hidalgo, o longa é uma das grandes apostas do gênero para 2022. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Cienart (https://cineart.com.br/filme/17565) ou nas bilheterias do cinema. Na trama, o padre Peter Williams comete um terrível sacrilégio ao ser possuído durante um ritual de exorcismo. Dezoito anos depois, as consequências de seu pecado voltam para assombrá-lo e acabam desencadeando uma batalha ainda maior entre o bem e o mal. O filme traz nomes como Joseph Marcell (“Um Maluco no Pedaço”), María Gabriela de Faría (“Deadly Class”), Will Beinbrink (“It: Capítulo 2”) e Hector Kotsifakis (“Luna de Miel”) no elenco.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Palavra Cruzada
A jornalista e socióloga Isabelle Anchieta dedicou oito anos para pesquisar os primórdios da individualização e humanização da sociedade do Ocidente moderno por meio das imagens da mulher. Nesse período, girou o mundo em um intenso trabalho. Se debruçou em pinturas, esculturas, panfletos noticiosos, museus na Europa e até estúdios de Hollywood. O resultado dessa peregrinação é a trilogia “Imagens da mulher no ocidente moderno”. Ela é a convidada do Palavra Cruzada de hoje, quando fala mais sobre os livros e a carreira. A obra, dividida em três volumes, revela as ambiguidades e estereótipos da representação feminina. “Bruxas e tupinambás canibais”, “Maria e Maria Madalena” e “Stars de Hollywood” tratam da mulher em diferentes perspectivas, como a diabolização da imagem, a ascensão e a crise da moralidade cristã entre a Idade Média e a Moderna e as estrelas hollywoodianas. A trilogia rendeu a Isabelle o prêmio Abeu 2020. Sob o comando de Daniela Murad, o programa Palavra Cruzada ainda conta com a participação da jornalista Sofia Antoniazzi Cirino. A atração vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas, e pelo site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas