CURTAS DC MAIS | 13/09

Prêmio Jovem Destaque 2022
O Órbi Conecta (avenida Antônio Carlos, 681, Lagoinha), um dos principais hubs de inovação de Minas Gerais, recebe o evento do Prêmio Jovem Destaque 2022, promovido pelo Conselho Jovem da Associação Comercial de Minas (ACMinas Jovem), hoje, das 18 às 20h. Com o tema “Reinvenção nos Negócios”, o encontro, que marca a abertura do Edital de inscrição para o prêmio, busca possibilitar que empreendedores se inspirem com palestrantes com ideias inovadoras e também gerar valiosas conexões entre os presentes. Sucesso em sua primeira edição, o Prêmio Jovem Destaque 2019 tem com o objetivo inspirar uma nova geração de empreendedores a pensar globalmente, mas sempre dando visibilidade aos negócios locais. O Brasil hoje conta com mais de 22 milhões de empreendedores, sendo que mais de 50% deles possuem menos de 35 anos, o que nos leva a uma média de idade próxima dos 36 anos.
“65 Anos de Estrada”
A Série BH Instrumental apresenta o show do baterista Robertinho Silva no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, amanhã, às 19h30. O show celebra o importante marco da carreira do percussionista e baterista Robertinho Silva, com o show “65 Anos de Estrada”. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro ou pelo site Eventim no dia do espetáculo. Aos 81 anos, Robertinho começou a tocar bateria ainda criança e é autodidata. Suas influências são o samba e a bossa nova. Ele é um artista que esteve em todos os principais momentos e movimentos musicais do país e é considerado um dos principais formatadores da linguagem da bateria dentro da música brasileira. Carreira extensa, além das gravações em estúdio, destacam-se performances ao vivo de Robertinho com nomes como Milton Nascimento, Herbie Hancock, João Donato, Tom Jobim, Wayne Shorter, Pat Metheny Paul Horn, George Duke, Egberto Gismonti, Airto Moreira, Flora Purim, Raul de Souza, Dori Caymmi, Cal Tjader, Sarah Vaughan, Gilberto Gil, João Bosco, Toninho Horta, Gal Costa, Nana Caymmi e Chico Buarque.
Duo de violino e piano
O Duo AM apresenta recital na série de Concertos Gerdau hoje, às 20h30. Formado pelos brasileiros violinista Alejandro Aldana e o pianista Fabio Martino que concluíram seus estudos de música na Alemanha. No repertório do concerto as obras de Francisco Mignone, Gabriel Fauré e Mozart Camargo Guarnieri. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou no site Eventim, e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Fundado em 2021, o DUO AM gravou o CD “Déjà-vu” com obras de Fauré, Mignone e Franck para o selo Tico Classics e um álbum inédito com as sonatas de Alberto Williams para o selo Naxos. Além disso, são vencedores do Prêmio LAB de São Paulo pelo projeto em comemoração à Semana de Arte Moderna chamado “Futuristas XXII – um caleidoscópio musical”, espetáculo que abrange a música em contraponto com as artes plásticas e cênicas.
Visualidade urbana
“Colóquio sobre as coisas anônimas” é o título da exposição de Carol Peso que ocupa a Galeria do Minas II a partir de hoje e até 13 de outubro. A mostra apresenta 16 pinturas em tinta acrílica sobre tela, em diferentes dimensões que vão desde 100cm x 155cm, até pequenos formatos de 20 x 20cm. Contemplada no edital da Galeria do Minas II, a artista diz que interessa “particularmente entender a cidade como um suporte de memórias e um lugar de formação de hábitos visuais”. Sendo assim, o que será visto no espaço expositivo são “elementos mais banais e corriqueiros, que impregnam o nosso cotidiano e por vezes nos passam despercebidos”, observa a artista. . A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. As pinturas que compõem a mostra “Colóquio sobre as coisas anônimas” são fruto da pesquisa de Carol Peso sobre visualidade urbana.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Projeto Foto em Pauta
Na próxima quinta-feira, às 19 horas, o Projeto Foto em Pauta recebe a fotógrafa gaúcha Tuane Eggers, que vai conversar sobre sua trajetória na fotografia com o curador Eugênio Sávio no Memorial Vale. A entrada é gratuita com retirada de ingressos uma hora antes do início, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados e haverá tradução em Libras. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade. Tuane Eggers é doutoranda em poéticas visuais pela UFRGS, mestra em poéticas visuais pela mesma instituição (2021) e jornalista pela Univates (2015). Seu trabalho em artes visuais é focado na fotografia, com temáticas relacionadas aos fluxos e à impermanência da vida. Possui cinco publicações independentes em fotolivros e seu trabalho já foi exposto em diversos países, como Japão, Alemanha e Rússia.
Ouça a rádio de Minas