Variedades

CURTAS DC MAIS | 15/07

CURTAS DC MAIS | 15/07
Crédito: Freepik

Ronaldo Fraga no Bar do Museu

Um dos principais estilistas no que se refere à moda com DNA brasileiro, o mineiro Ronaldo Fraga estará hoje, às 16h, no Bar do Museu, como parte da programação especial do Festival Bar do Museu “50 anos” Clube da Esquina. Para dialogar sobre a cultura brasileira, a musicalidade e a contemporaneidade, Ronaldo Fraga vai bater um papo com o público, a fim de detalhar quais são as singularidades que o Clube da Esquina influenciou em suas criações. Recentemente, o artista que produziu o figurino especial da turnê de despedida de Milton Nascimento, intitulada de “A última sessão de música”, também criou uma arte inédita que vai estampar pratos comemorativos às bodas de ouro do disco, cujo lançamento também será realizado no mesmo dia. Os pratos comemorativos, com quantidade limitada, serão vendidos a R$ 99,00 a unidade. Já o evento será aberto ao público, com entrada gratuita.

Livro sobre obra de Lorenzato

Amanhã, às 11h, será lançado o primeiro livro dedicado à obra do artista mineiro Amadeo Lorenzato. O título “Lorenzato” (Ubu editora) foi organizado por Rodrigo Moura e traz 240 imagens dos quadros do artista. O evento, que acontece na sede da Academia Mineira de Letras (AML), também conta com uma conversa abordando a vida e a obra do pintor, com participação de Rodrigo Moura e Ricardo Homem. Pouco conhecido pelo público e pelos críticos durante sua vida, Lorenzato assinou e datou suas pinturas quando elas deixaram seu estúdio. Apesar de datadas, não é possível saber exatamente quando elas foram pintadas ou concluídas. Ele passeava por Belo Horizonte, procurando cenas da comunidade, quase como um cronista de seu tempo. A obra bilíngue reúne os principais trabalhos do pintor mineiro Amadeo Luciano Lorenzato e o público poderá conhecer e saber mais sobre seu trabalho.

“Brasilidade Pós-Modernismo”

Conhecer joias da arte contemporânea brasileira por meio de atividades que unem cultura, aprendizado e diversão. Essa é a proposta da nova programação do CCBB Educativo, que amplia suas atividades para as férias de julho. Inspirada pela exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”, que celebra o legado deixado pela Semana de Arte Moderna de 1922, a equipe de arte-educadores desenvolveu as ações inéditas “Pigmentar-te” e “Território em Mim”. Ambas as atividades, assim como Hora do Conto e Livro Vivo, terão seus dias de realização ampliados a partir de hoje para que crianças e adolescentes possam curtir as férias com muita arte e cultura. No Ateliê Aberto, espaço de criação artística que funciona aos sábados e domingos, de 12 às 18 horas, o CCBB Educativo oferece a ação “Pigmentar-te”.

“Arraial de Jeneci”

De sanfona a tiracolo, Marcelo Jeneci chega a Belo Horizonte para única apresentacão de seu “Arraial de Jeneci”, uma festa em celebração aos grandes forrozeiros das menores cidades do Brasil. Com repertório que vai de Luiz Gonzaga a Pabllo Vittar, incluindo seus próprios sucessos, o show tem direção artística do cineasta pernambucano Helder Lopes e conta com uma banda caruaruense, incluindo os mestres Basto (zabumba) e Zé Gago (pratos), percussionistas nas tradicionais bandas de pífanos, e também os músicos Lucas Dan (sanfona), Ivson Santos (percussão e sanfona de oito baixos), Rafael Carneiro (programações) e Juba Carvalho (percussão). O show dessa turnê especial será amanhã no  Sesc Palladium, às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 40 e estão à venda na bilheteria do teatro ou pelo link https://bileto.sympla.com.br/event/74593.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Férias na Casa Fiat de Cultura

O papel é um conhecido aliado da arte, normalmente usado como suporte para abrigar diversas técnicas artísticas. Mas, no Ateliê Aberto de Férias “Desenho com papel, da prancheta para as paredes”, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público a experimentar uma nova forma de utilizá-lo. Por meio de colagens, sobreposições, cortes, recortes, rasgaduras e dobras, o papel será transformado em matéria-prima para a criação de desenhos autorais, como uma espécie de “lápis”, capaz de reproduzir diversas texturas e cores no desenvolvimento de imagens criativas. O ateliê será realizado amanhã, às 10h30 e às 14h30. Crianças e adultos de todas as idades podem participar, sem necessidade de inscrição prévia Já nos sábados seguintes, dias 23 e 30 de julho, o foco será a chamada nona arte, durante a oficina “Quadrinhos: narrativa visual pop”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas