Variedades

CURTAS DC MAIS | 23/06

CURTAS DC MAIS | 23/06
Crédito: Freepik

Festival de Blues e Jazz em Tiradentes

Depois de levar mais de 16 mil pessoas para assistirem às apresentações na etapa de São Lourenço, no Circuito das Águas (Sul de Minas), o Festival de Blues e Jazz chega hoje, amanhã e sábado à histórica cidade de Tiradentes. Quem abre as apresentações na noite de hoje é a banda Full Hand, formada pelos músicos Lucas Zallio no baixo e backing vocal, Breno Fonseca na guitarra, Henrique Fonseca na bateria e Fabiano Menezes no lead vocal. Com anos de experiência na noite de Belo Horizonte, o quarteto vai mostrar todo o seu talento no blues, soul, funk, classic rock, R&B e jazz, interpretando Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Joe Bonamassa, Joe Cocker, Freddie King, B.B King, Albert King, Johnny Lang, The Doors, Deep Purple, Amy Whinehouse, entre outros. Na sequência, sobem ao palco Adriano Campagnani Trio e Bauxita.

Instalação no Sesc Palladium

Atenta às questões que tangem o espaço público e a relação do ser humano com a natureza, Sylvia Amélia se prepara para apresentar seu novo trabalho: a instalação “Movente”. Por meio de elementos visuais e sonoros que dialogam com a memória de Belo Horizonte, a obra da artista mineira vai ocupar diferentes espaços do Sesc Palladium, dentre eles a fachada da avenida Augusto de Lima, no Centro. Pensada para o projeto “Desvios”, do Sesc Palladium, “Movente” vale-se de árvores, rastros de carros e revoadas de pássaros para criar conexões entre o prédio e seu entorno, convidando o passante à pausa para a contemplação artística e para reflexões sobre a urbe, a coletividade e o meio-ambiente. A instalação ficará montada no Sesc Palladium a partir de hoje e até 25 de setembro. A visitação é gratuita.

“Canções Praieiras”, de Dorival Caymmi

 Título do clássico disco de Dorival Caymmi lançado em 1954, “Canções Praieiras” também nomeia o concerto que marca a terceira edição do projeto “Encontros Musicais”, uma série de encontros entre músicos de vertentes diferentes e, ao mesmo tempo, complementares. Realizado desde 2018 pelo Centro Cultural Sesiminas, em parceria com o produtor musical Kiko Klaus, o projeto convida os cantores Sérgio Pererê e Vitor Santana a interpretarem, junto à Orquestra Sesiminas, as canções do compositor baiano dedicadas ao universo do pescador e de quem vive à beira-mar. O concerto, em formato inédito, acontece hoje, às 21h, no Teatro do Centro Cultural Sesiminas, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), que podem ser comprados on-line pela Sympla. O repertório do concerto, que tem com arranjos orquestrais, executados sob a batuta do maestro Felipe Magalhães, traz canções como “O bem do Mar”, “A jangada voltou só”, “Milagre” e “Noite de temporal”.

“Café com Matte”

Após deixar a diretoria regional da TV Globo Minas em 2016 e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismos em 2020, o jornalista Marcelo Matte lança seu novo projeto profissional: o “Café com Matte”. O programa de entrevistas estreia hoje no Youtube e nas plataformas de streaming de podcast, com um jornalismo político de qualidade. Em ano de eleição estadual, para aquecer os debates eleitorais, Marcelo começa seu projeto unindo dois dos seus maiores interesses: comunicação e política. As primeiras entrevistas semanais, que irão ao ar todas às quintas-feiras, serão com as quatro lideranças mais relevantes para a eleição em Minas Gerais. Na primeira delas, o jornalista recebe o candidato Alexandre Kalil, hoje, às 19 horas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Primeira edição do Festival Épopbh

A primeira edição do “Festival Épopbh, música, arte e entretenimento” será realizada amanhã na Escola de Artes Espaço Cênico (rua Paraíba, 297, Funcionários), às 19h. A direção do evento e realização é concebida pelo ator, diretor, arte-educador e psicólogo Rick Alves em parceria com o cantor Gustavo Fraga. Os convites estão sendo vendidos pelo site da Sympla. O Épopbh surge então para ser palco de interações artísticas tendo como protagonista a música pop autoral. Mas interagindo com as artes cênicas de forma geral para dar vida a cada encontro de maneira criativa, divertida e musical. O Épopbh traz o cantor Gustavo Fraga, que vem desenvolvendo seu trabalho autoral, desde 2019, em parceria com o diretor Rick Alves. O Espaço Cênico, fundado há 23 anos contribui para o cenário das artes cênicas da capital mineira como uma iniciativa pioneira de ensino de teatro para crianças, jovem e adulta, com foco no público de artistas e não artistas, iniciantes, interessados na arte em geral.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas