CURTAS DC MAIS | 25/03

Concurso literário em Sabará
“Sabará: memórias, patrimônio e moradores da cidade”. Esse é o tema do Concurso Literário “Minha História com Sabará”, que está com inscrições abertas. Poderão participar estudantes, maiores de 16 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental ou médio da cidade. Os três melhores textos serão premiados e também publicados num catálogo de histórias sobre moradores de Sabará. A iniciativa faz parte do Projeto Moradores, que integra o Programa Forma e Transforma, da Fundação ArcelorMittal. Para participar, cada estudante deverá redigir um texto que contenha elementos relacionados à cidade e sobre a sua relação pessoal com esses elementos. Vale contar sobre memórias relacionadas a prédios, praças, ruas, manifestações, grupos culturais e até mesmo com outros moradores simbólicos da cidade. O importante é demonstrar o quanto as suas memórias afetivas estão relacionadas a Sabará. Os textos (de 1.000 a 2.500 caracteres) poderão ser em formato de carta, conto, crônica ou poesia. As inscrições deverão ser realizadas até o dia 10 de abril, exclusivamente através de formulário on-line.
“Vida em Movimento”
O cantor e compositor mineiro Dudu Nicacio lança, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, seu sétimo álbum que celebra seus 20 anos de carreira, em 2022. O disco “Vida em Movimento” se constrói sobre a matéria do cotidiano e da vida em sociedade, uma marca já forte na trajetória artística de Dudu, que faz do samba sua linguagem de expressão e das questões socioambientais o seu norte de trabalho. A única apresentação será realizada hoje, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro ou pelo site da Eventim, no dia da apresentação, limitado a um par por CPF. No repertório do disco e do show estão composições de Dudu mais recentes e algumas que ele resgatou de seus arquivos. Entre essas canções estão parcerias com gente muito importante nesses 20 anos de trajetória, entre eles os cariocas Moacyr Luz e Rodrigo Braga, o paulista Rafael Schimidt, o pernambucano Fernando Limoeiro e o mineiro Mestre Jonas.
Paulo Novaes em BH
O cantor e compositor paulista Paulo Novaes faz única apresentação hoje, às 21h, na Casa Outono (rua Outono, 571, Carmo). Paulo convida os mineiros Cliver Honorato e João Ferreira para dividir o palco. O artista acaba de conquistar, com a canção “Lisboa”, o prêmio Grammy Latino na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa. A música, que foi gravada por Anavitória e Lenine, é sua parceria com a cantora e compositora Ana Caetano. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos na bilheteria da Casa Outono ou pelo whatsapp (31) 9 9906-0624. Compositor, cantor e instrumentista nascido em São Paulo, Paulo apresenta relevante e promissora trajetória musical. Suas composições já são ouvidas nas vozes de artistas como o uruguaio Jorge Drexler, Lenine, Anavitória, Luiza Possi, Bruna Caram, Outroeu, Leandro Léo, Tiago Nacataro, Duda Brack, Joana Castanheira, Dani Gurgel e Pedro Altério.
Happy Saint Patricks Day
Muita gente bonita, shows, cervejas artesanais, decoração irlandesa e muita alegria é o que vai acontecer hoje, das 19h30 às 2h30, no Mercado Distrital do Cruzeiro. E, ainda, se chover não atrapalha em nada pois a festa será no Espaço Gastronômico do Mercado. Celebrado no dia 17 de março, o St. Patrick’s Day nasceu em homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda “São Patrício”, conhecido por difundir o catolicismo no país. O símbolo do trevo, que aparece constantemente nas fantasias, era usado como metáfora para explicar o conceito da trindade (pai, filho, espírito santo. As bandas Velotrol, com repertório que une os clássicos dos anos 60,70 e 80, e Cash animam a noite tocando o melhor do pop rock internacional, com um repertório que conta com sucessos como The Strokes, ArcticMonkeys, Kings of Leon, Foo Fighters, The Killers, Maroon 5, Black Keys e muitos outros, além do cover sensacional Lurex Queen Tribute. Os ingressos estão à venda pelo Sympla em www.sympla.com/saintpatricksday.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Incentivo cultural da Cemig
Com o objetivo de fomentar, reconhecer e fortalecer a cultura em Minas Gerais, a Cemig publicou, na última quarta-feira, um edital de chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais, aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que serão incentivados pela companhia. Ao todo, serão destinados R$ 10 milhões para o desenvolvimento das propostas aprovadas. Podem ser inscritas iniciativas que envolvam teatro, dança, música, literatura, artes plásticas, artesanato, fotografia e preservação do patrimônio imaterial, entre outras atividades. As propostas escolhidas deverão ser executadas nos 774 municípios mineiros da área de concessão da Cemig. Os projetos aprovados serão realizados no conjunto de atividades dos 70 anos da companhia. As inscrições são gratuitas e podem ser feita até as 18 horas do dia 30 de junho. O cadastro deve feito diretamente no link disponível no texto do edital. O documento completo com todas as informações está no site da Cemig, no endereço eletrônico www.cemig.com.br.
Ouça a rádio de Minas