Variedades

CURTAS DC MAIS | 26/03 a 29/03

CURTAS DC MAIS | 26/03 a 29/03
Crédito: Freepik

“Encontro com a Literatura”.

Proporcionar diálogos entre público e escritores é um dos objetivos da Academia Mineira de Letras e do Ponteio Lar Shopping no projeto “Encontro com a Literatura”. Já foram realizadas três edições bem-sucedidas e desta vez não será diferente, com o escritor convidado Jacyntho Lins Brandão. O evento acontece neste sábado (26), às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping. No encontro, a jornalista Daniella Zupo entrevista o autor sobre o livro “Epopeia de Gilgámesh”, contextualizando a trajetória literária do autor como pesquisador, tradutor e escritor. Exemplares da publicação poderão ser adquiridos pelo público na livraria “Canto do Livro” e haverá sessão de autógrafos. Os poemas que narram os feitos do herói sumério Gilgámesh, conservados em tabuinhas de argila, na escrita cuneiforme, foram objeto de publicação entre 1872 e 2014. Ele era considerado o quinto rei de Úruk após o dilúvio, sendo dois terços divino e um terço humano.

“Modernismo à mineira”

A compreensão de como o espírito moderno se projetou em produções de intelectuais e artistas de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais será abordada pela Casa Fiat de Cultura no Encontros com o Patrimônio “Modernismos à mineira: influência e reverberações da arte moderna em Minas Gerais”. A convidada para esta edição é Marília Andrés Ribeiro, historiadora, crítica de arte, curadora, professora e pesquisadora da arte moderna e contemporânea, que participa de um bate-papo virtual com a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério. O evento será realizado em transmissão ao vivo neste domingo (27), das 11h às 12h30, com inscrição gratuita pela Sympla:  https://bit.ly/ModernismosAMineira. Durante o bate-papo, Ana Carolina Ministério vai explorar como os debates desencadeados pela Semana de Arte Moderna de 1922 também estiveram presentes em manifestações culturais em Minas Gerais.

“A Cor Púrpura, o Musical”

Escrito em 1982, “A Cor Púrpura” é uma saga familiar inspiradora que conta a inesquecível história de uma mulher que, por meio do amor, encontra a força para triunfar sobre a adversidade e descobrir sua voz no mundo. Com o livro, Alice Walker foi a primeira escritora negra a ganhar o Pulitzer. Em 1985, a obra foi adaptada para o cinema, com direção de Steven Spielberg, e recebeu 11 indicações ao Oscar. Passados quase 40 anos, a publicação de Alice Walker continua contemporânea ao retratar relações humanas de amor, poder, ódio, em um mundo pautado por diferenças econômicas, sociais, étnicas e de gênero. Com direção de Tadeu Aguiar e versão brasileira de Artur Xexéo, “A Cor Púrpura, o Musical” estreou em setembro de 2019, com temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, e um imenso sucesso de público e crítica, com 75 prêmios das 87 indicações que recebeu. Pela primeira vez em Belo Horizonte, o espetáculo está em cartaz nos neste sábado (26), às 20h30, e no domingo (27), às 18h, no Grande Teatro do Sesc Palladium.

“Feira BH Saudável” da BeGreen

Neste sábado (26), a BeGreen (www.begreen.farm), maior rede de fazendas urbanas da América Latina, realiza a /”Feira BH Saudável – Edição Elas Empreendem”, fechando a programação do Boulevard Shopping que celebra o Dia Internacional das Mulheres com ações de incentivo ao longo do mês àquelas que são empreendedoras. O evento acontece das 10h às 18h, na Praça BeGreen, localizada no 2º piso do Boulevard Shopping e tem entrada gratuita. A feira traz mais de 20 expositoras com mercadorias diversas: além dos tradicionais produtos saudáveis e para dietas low carb, esta edição abre espaço para empreendedoras locais de outros segmentos, incluindo roupas e bijuterias. Junto com o evento, a BeGreen vai lançar a nova modalidade de visita: o “Colha e Leve”. As pessoas entram e conhecem a estuda e a forma de plantio, colhem as hortaliças que quiserem e levam para casa, para experimentarem e se deliciarem. Tudo isso em apenas 15 minutos. A visita custa apenas R$ 10 e é totalmente revertida em hortaliças, ou temperos, no modelo consumação.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Bloquinho do Tampinha

Vem aí o Bloquinho do Tampinha, o famoso e único bloquinho open bar de Belo Horizonte. Em sua terceira edição, o evento será realizado neste sábado (26), a partir das 15h, na Feira do Mineirinho. Ao todo serão mais de oito horas de open bar ao som contagiante de grandes atrações musicais que são sucesso no cenário carnavalesco e que prometem levar o público ao delírio com muita energia, alegria e ritmos vibrantes. Um deles será o “Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro”, um dos maiores e tradicionais blocos de Minas Gerais. Para animar a galera, os integrantes prepararam uma apresentação especial regada a pagode dos anos 90 e dos dias atuais a partir das 16h. No repertório sucessos do Exaltasamba, Art Popular, Fundo de Quintal, entre outros. O pagode também vai ecoar pelo Bloquinho do Tampinha, a partir das 18h. O agito ficará por conta do “ArredaÊ”. E às 20h30 será momento de muita swingueira com a banda Psirico, que apresentará um repertório alto-astral com sucessos como “Lepo Lepo”, “Toda Boa”, “Chupeta” e novas canções.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas