Saiba como vai funcionar o transporte coletivo gratuito nas eleições municipais em Minas

O eleitor de Minas Gerais terá transporte coletivo gratuito para votar nas eleições municipais de 2024. A informação é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
O transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano ou metropolitano será gratuito para todos os eleitores nos dias de votação, conforme a Emenda Constitucional nº 115, de 12/7/2024.
Leia também: Em Minas Gerais não haverá ‘Lei Seca’ no dia das eleições
A medida prevê que não haverá cobrança das passagens nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e, caso necessário, em 27 de outubro (segundo turno). A Seinfra destaca que a medida será válida para o primeiro turno das eleições, das 0h às 23h59, e, se necessário, para o segundo turno, no mesmo período.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O transporte será gratuito durante todo o dia e não será necessário apresentar o título de eleitor nem comprovante de votação para utilizá-lo. No entanto, ainda será exigido o registro da viagem por meio do cartão Ótimo ou bilhete, conforme o transporte utilizado no dia das eleições.
Para aqueles que já se beneficiam de outras gratuidades, como, por exemplo, idosos com mais de 65 anos, será necessário apresentar os documentos normalmente exigidos.
Transporte coletivo na RMBH durante eleições
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) todos os ônibus metropolitanos terão gratuidade e seguirão os horários de dia útil atípico. Os itinerários e horários estão disponíveis no site do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), pelo link.
As linhas intermunicipais de caráter urbano que terão gratuidade estão listadas no documento disponível neste link. Os horários e itinerários também podem ser consultados no site do DER-MG.
Metrô BH também atenderá de forma gratuita no domingo
O metrô de Belo Horizonte também será gratuito para os usuários nos dias de eleição. Confira os horários e intervalos que serão adotados no próximo domingo:
- 5h15 às 7h – a cada 15 minutos
- 7h às 18h – a cada 10 minutos
- 18h às 23h – a cada 15 minutos
No metrô também não será necessário apresentar título de eleitor ou comprovante de votação para usufruir da gratuidade. Mas fique atento para algumas observações:
- Os clientes que utilizam o Aplicativo Bipay, cartões de crédito, débito ou dinheiro terão sua passagem unitária e exclusiva do metrô validada por funcionários nas estações.
- Os clientes que utilizam os cartões de integração poderão apresentá-los aos validadores, gratuitamente.
- Clientes que já são contemplados por outras gratuidades, como, por exemplo, idosos com mais de 65 anos, ainda precisarão apresentar os documentos normalmente exigidos.
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas