Evento com foco no Carnaval de Minas estima R$ 104 milhões em negócios

A Travel Next Minas – Meu Negócio é Carnaval, realizada no Expominas, em Belo Horizonte, encerrou com recorde de público e um saldo de R$ 104 milhões estimados em conversão de vendas. Desse montante, R$ 44 milhões foram gerados apenas na rodada de negócios entre compradores nacionais e representantes do Carnaval de Minas Gerais, promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).
O valor representa um crescimento de 160% no volume de negócios em relação a 2023, quando o cálculo foi de R$ 40 milhões. Além disso, 5.123 pessoas passaram pelo Expominas, em Belo Horizonte, nos dois dias da feira nacional de turismo, que foi até sábado (17). O número é 46% maior do que o da primeira edição realizada no ano passado. Minas ainda recebeu o prêmio Destino Inovador, pelo uso de inteligência artificial como forma de entreter e engajar agentes de viagens e o trade turístico.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, o rápido crescimento entre as duas edições da Travel Next casa com a liderança de Minas Gerais, há dois anos, no aumento da atividade turística no Brasil. “Superamos todas as marcas em relação à primeira edição. Tivemos 22 operadoras este ano, o dobro de 2023, um público 46% maior e 60% a mais de volume de negócios. Esses números deixam claro a credibilidade do turismo e da cultura de Minas Gerais”, avaliou o secretário.
A diretora e idealizadora da Travel Next Minas, Rubia Coser, aproveitou o sucesso do evento para já anunciar a edição 2025. “Agosto é o nosso mês. A Travel Next de 2025 já é uma realidade para este mês, já está no forno”, antecipou, destacando os participantes internacionais na feira, como Washington DC (EUA), Curaçao e Peru.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Cozinha mineira
No estande Minas Gerais, foram realizadas 12 cozinhas vivas e servidas 4 mil porções de quitutes para os visitantes da Travel Next. No Dia Nacional do Pão de Queijo, que coincidiu com o encerramento, foram oferecidos 1,5 mil desse produto tão mineiro.
Entre as degustações servidas no local estavam a sobremesa mais tradicional de Lagoa Dourada, o rocambole, feito pela chef Heloisa Andrade, e a broa cremosa de fubá com queijo Minas, preparada pela chef Mariana Corrêa. Cachaças, vinhos e outros quitutes também fizeram a festa do paladar dos visitantes.
Meu negócio é Carnaval
O grande destaque da edição da Travel Next Minas 2024 foi o Carnaval. Houve uma bem-sucedida rodada de negócios realizada pelo Sebrae, em parceria com a Secult-MG. Participaram 30 escolas de samba, ligas e blocos caricatos com 13 fornecedores, entre agências de publicidade, produtores de eventos e organizadores de eventos.
Na feira, também foi lançado o primeiro edital do Carnaval da Liberdade 2025 da Cemig. A seleção destinará R$ 4 milhões para projetos ligados ao pré-Carnaval, estimulando a geração de emprego e renda ligado à folia durante o ano.
Ouça a rádio de Minas