FCS apresenta hoje “Melodia do Encontro”

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) lança hoje, às 19h, no Dia Mundial da Ópera (25 de outubro), o documentário “Melodia do Encontro”, que aborda a retomada das atividades do Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) após a pandemia da Covid-19, em meio à montagem da ópera “Aleijadinho”, nos meses de abril e maio de 2022.
A produção traz entrevistas com cantores, regentes, equipe técnica, solistas e outros envolvidos nas apresentações, além de cenas dos ensaios e trechos das récitas em Ouro Preto e Belo Horizonte. O lançamento acontece na página no YouTube da FCS. Para quem não puder acompanhar no momento da estreia, a obra seguirá disponível na plataforma.
O documentário “Melodia do Encontro” explora os desafios enfrentados pelo Coral Lírico no retorno às atividades presenciais, como por exemplo a dificuldade de cantar usando máscaras, a retomada da resistência física e vocal, e as limitações decorrentes do coronavírus, entre outras questões. Além disso, mostra também um pouco dos processos de preparação e do cotidiano artístico e humano no interior do grupo, com suas alegrias, peculiaridades e contrastes.
“Melodia do Encontro” traz, a partir de uma série de entrevistas, um olhar diferente daquele ao qual o público está acostumado. Para além da potência e da sofisticação que vêm com o resultado final, a produção se concentra também nas relações humanas e em como uma parte importante das apresentações vêm não só da técnica, mas dos laços criados entre os coralistas ao longo dos anos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Lara Tanaka, regente associada ao Coral Lírico de Minas Gerais desde 2016, reforça esta dimensão interna do corpo artístico que o vídeo põe em evidência: “Quem assistir ao documentário vai ter a oportunidade de ver o dia-a-dia, o convívio e os bastidores”.
Ouça a rádio de Minas