Feijão tropeiro é estrela no Festival Sabores do Santa Tereza

Um festival para celebrar um prato típico do Brasil que representa a miscigenação da cultura gastronômica brasileira com referências da culinária portuguesa, indígena e africana: o feijão tropeiro. Este é o intuito do Festival Sabores do Santa Tereza – 1º Festival de Tropeiro de Belo Horizonte, que vai acontecer de 7 a 23 de junho. O evento vai reunir 14 bares e restaurantes que irão elaborar um tropeiro exclusivo e um drink com cachaça, que serão os atrativos principais do circuito.
No evento de encerramento no dia 29 de junho (sábado), que vai ser na Praça Duque de Caxias, de 10h às 22h, além das preparações das receitas pelos estabelecimentos e atrações artísticas, o festival vai ter outras facetas relacionadas à história e consumo do tropeiro: será produzida a maior caipirinha do mundo, com o objetivo de ser registrada pelo Guiness Book. Serão utilizados um tonel de 1.000 litros, 300 litros de cachaça Jeceaba – apoiadora do evento – 100kg de limão, 60kg de açúcar, cerca de 500kg de gelo, 2 mil copos e 10 barmans.
Durante o 1º Festival de Tropeiro de BH, o público irá degustar o tropeiro e o drink de cachaça de cada estabelecimento, votar e eleger os três melhores quanto à apresentação, sabor e criatividade. A ideia de se fazer um festival de tropeiro no bairro de Santa Tereza partiu da empresária Miriam Cerutti, proprietária do restaurante Mármore 450, que fica no bairro. “Este será o primeiro festival de tropeiro de Minas, quiçá do Brasil. Mas por que fazer um festival de tropeiro? O feijão tropeiro é um prato típico do Brasil originário de um movimento, o tropeirismo, e não de uma região específica. Agora, os estabelecimentos participantes do festival poderão contar essa história de maneira reinventada através do prato que irão criar, promovendo o resgate de saberes ancestrais e técnicas culinárias tradicionais”, explica a idealizadora.
Para saber todos os restaurantes participantes e o que cada um reservou de especial, é só acessar o perfil do festival no Instagram: @saboresdosantaterezabh
Ouça a rádio de Minas