Festival celebra a criatividade como motor de desenvolvimento em BH, Juiz de Fora e Itabira

Uma programação colaborativa na capital mineira e em Juiz de Fora e Itabira vai marcar as comemorações do Dia Mundial da Criatividade, celebrado a partir desta segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, até a quarta-feira (23). A programação inclui tour por BH em inglês, visitas guiadas a museus, palestras e oficinas temáticas. O World Creativity Day (WCD) é um evento reconhecido pela ONU.
A campanha, que é de alcance global e propõe um debate sobre a criatividade como motor de desenvolvimento, acontece não somente nas três cidades mineiras, mas também em outros 61 municípios no Brasil. Neste ano, as programações ocorrem em torno do tema: “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”.
Para a fundadora da C3 Comunicação Estratégica e responsável pelo festival em Belo Horizonte, Gabriela Cardoso, a edição de 2025 pretende explorar a colaboração entre diferentes gerações na produção de soluções inovadoras.
“Esta é uma oportunidade de transformação de talentos locais em impacto global. Convido cada pessoa – voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros – a participar conosco. É uma forma de explorar o poder da criatividade e criar um legado positivo para as nossas cidades”, pontua.
Para ela, a ação a nível global é uma forma de incentivar as populações das cidades participantes a um olhar voltado para a criatividade como um motor de desenvolvimento local. “Os movimentos globais têm um papel fundamental em incentivar as cidades a enxergarem a criatividade como ferramenta de desenvolvimento local. Iniciativas como o Dia Mundial da Criatividade mostram que ao promover a colaboração, valorizar talentos e estimular a inovação é possível transformar desafios urbanos em oportunidades. É nesse movimento que surgem soluções criativas que fomentam a economia, fortalecem a cultura e trazem melhorias na qualidade de vida e inclusão”, diz.
Festival envolve imersão na cultura e visão empreendedora
Na agenda do festival, uma programação diversificada que convida o público a explorar a rica cultura efervescente de Belo Horizonte. No feriado (21), por exemplo, o Bar e Museu Clube da Esquina, no bairro de Santa Teresa, na região Leste, também abre suas portas às 19h para uma visita guiada especial.
Durante 40 minutos, um especialista conduzirá os visitantes por histórias, curiosidades e bastidores sobre Milton Nascimento, Lô Borges e sobre o empreendedorismo por trás do estabelecimento que fomenta o Clube da Esquina.
“Esse dia é importante para lembrar a importância da criatividade e das pessoas com ideias inovadoras. Isso é sempre bem-vindo e datas comemorativas são ótimas para reforçar esse objetivo. No caso da economia criativa, ela tem um papel preponderante e fundamental no fomento de novas práticas. É importante valorizar ideias que saem da caixa, que são relevantes para a economia de um modo geral e também dão oportunidade para empreendedores”, avalia a gestora do Bar do Museu Clube da Esquina, Virgínia Câmara.

Para os empreendedores “fora da caixa”, na manhã do mesmo dia (21), será realizada a caminhada “7 passos para o empreendedor criativo” com início às 9h e duração de quatro horas. O passeio turístico percorrerá atrativos da cidade que fomentam a criatividade, mostrando como a economia criativa pode ser explorada em diversos segmentos. O ponto de encontro será no coreto da Praça da Liberdade.
A programação completa tanto em Belo Horizonte quanto em Juiz de Fora e Itabira está disponível no site do evento.
Ouça a rádio de Minas