Francine Altheman e Letícia Lins lançam livros

Acontece no próximo sábado (5), no Café com Letras (rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi), das 11h às 13h, o coquetel de lançamento dos livros “Bololô, vamô ocupar! Processos comunicativos, arranjos e cenas de dissenso da resistência secundarista”, de Francine Altheman, e “Deixamos o Não em Casa, mas saímos com o nunca – Publicidade, Experiência, Públicos e Feminismos nas Redes Digitais”, de Letícia Alves Lins, ambos publicados pela editora Appris.
Com prefácio da professora Ângela Marques, da UFMG, “Bololô, vamô ocupar!”é um grito de resistência e traz como personagens principais os jovens secundaristas que ocuparam as escolas entre 2015 e 2016, com suas experiências que provocaram cenas de dissenso e arranjos comunicativos que fissuraram um projeto de governo naquele período.
A jornalista Francine Altheman, autora da obra, desenvolveu essa pesquisa de forma não linear, uma aposta teórico-metodológica desse trabalho que ganhou o prêmio de melhor tese em 2021 concedido pela Compós, a Associação dos Programas Nacionais de Pós-Graduação em Comunicação.
Já a publicitária Letícia Alves Lins lançou um novo olhar para a relação da publicidade e dos públicos, propondo uma perspectiva inovadora ao refletir sobre os desafios da publicidade diante das novas tecnologias e do acionamento de tensões em torno de questões cruciais, como gênero, experiência e públicos.
Com prefácio de Laura Guimarães, da UFMG, o livro Deixamos o Não em Casa, mas saímos com o nunca se debruça na análise de quatro campanhas publicitárias que se tornaram polêmicas ao acionar questões de gênero. Por isso, é uma obra essencial para profissionais, estudantes e pesquisadores da área de marketing, comunicação, publicidade, feminismos e redes digitais. Além de amigas, as autoras são doutoras em comunicação pela UFMG, professoras e pesquisadoras. Francine é professora do curso de jornalismo da ESPM, em São Paulo, e Letícia é coordenadora do curso de pós-graduação em Comunicação, Diversidade e Inclusão nas Organizações, da PUC-Minas.
Ouça a rádio de Minas