Fundação Dom Cabral celebra centenário do Cardeal Dom Serafim

A Fundação Dom Cabral (FDC) prestou uma homenagem, na última segunda-feira (12), com um evento em sua sede em Nova Lima, em comemoração ao centenário do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, que faleceu em 2019. Se fosse vivo, ele faria 100 anos no dia 13 de agosto. Fundador e patrono da instituição, foi presidente do Conselho Curador, instância máxima da governança da FDC, e durante muitos anos foi presente em vários momentos e atividades da fundação.
Dom Serafim, arcebispo emérito de Belo Horizonte, além de sua atividade pastoral, teve seu trabalho relacionado à educação. Foi reitor da PUC-Minas de 1960 a 1981, além de integrante do Conselho Federal de Educação entre 1978 e 1981. Para o cofundador da Fundação Dom Cabral e presidente da Diretoria Estatutária, professor Emerson de Almeida, Dom Serafim foi um líder inspirador, “que apontava a direção sem dirigir”.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Mineiro de Pedro Leopoldo, Chico Xavier em peça
A turnê teatral “Os mundos de Chico Xavier” fará apresentação única no Cine Theatro Brasil, no Hipercentro de Belo Horizonte, neste sábado (17). A peça, que tem direção de Carlos Meceni, aborda a transição espiritual do famoso médium e escritor natural de Pedro Leopoldo/MG, Chico Xavier. A apresentação será às 19h.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Marcada pelo humor, alegria e doação, o espetáculo, escrito por Miguel Filliag, começa mostrando o desencarne de Chico Xavier, interpretado pelo ator João Signorelli, onde encontra o amigo e mentor Bezerra de Menezes, representado pelo ator Carlos Meceni.

Por meio de diálogo entre os dois personagens, eles demonstram como é possível enxergar além do material e encontrar a verdadeira essência da vida.
A peça busca, a partir desse encontro cósmico, levar para o público uma visão do amor e as dificuldades que enfrentamos ao lidar com nossos sentimentos.
O espetáculo começará às 19h e tem 1h de duração. Os ingresso estão disponíveis para a compra neste link.
Curso gratuito de grafite
Até o dia 4 de setembro, artistas visuais do projeto Fábrica de Graffiti ministram uma imersão gratuita em grafite para 100 alunos da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro, em João Monlevade, no Vale do Aço. A ação tem o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Essa será a 16ª edição da iniciativa e a primeira com o foco em arte em educação.
O Fábrica de Graffiti já percorreu seis estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais – transformando 30 Km² de áreas industriais com imensos painéis de grafite. Ao todo, mais de 1200 alunos participaram de oficinas de arte-educação promovidas pelo projeto, que se destaca também pela responsabilidade ambiental, já que a equipe recolhe e recicla todos os resíduos gerados nas edições.
Corais em Caxambu
Caxambu recebe entre quinta-feira (15) e até o dia 18 de agosto um dos maiores festivais de corais do País, o Canta Brasil 2024. O evento terá a presença de 23 grupos de diferentes cidades de quatro estados. A abertura será na quinta-feira, no Centro de Convenções do Hotel Glória Caxambu e fará um tributo à Dona Doca, mãe do maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento. O encerramento será no domingo, no Parque das Águas de Caxambu.
Durante quatro dias, corais infantis, jovens e adultos vão apresentar um repertório variado e bastante atrativo. Os grupos são de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Um dos pontos altos do evento será o cortejo com todos os corais pelas ruas do cento de Caxambu neste sábado (17).
Ouça a rádio de Minas