Lagoa da Pampulha terá barco turístico para passeios gratuitos a partir de dezembro

Com a melhora na qualidade das águas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em conjunto com a Copasa, vai disponibilizar um barco para passeios turísticos gratuitos na Lagoa da Pampulha. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (24) pelo vice-governador Mateus Simões (Novo) e pela nova secretária estadual de Cultura, Bárbara Botega, em coletiva de imprensa.
A embarcação terá capacidade para 80 pessoas e deve começar a operar entre dezembro deste ano e janeiro de 2026. O investimento na atração é de R$ 1 milhão.
“Os recursos já estão garantidos para ter esse barco turístico rodando entre dezembro e janeiro, com 80 passageiros, três saídas por dia, para valorizarmos o patrimônio. Já temos conversas avançadas com a Prefeitura de Belo Horizonte para que esse licenciamento saia o mais breve possível”, informou a secretária.
O projeto ainda inclui a construção de um píer de acesso dos passageiros à embarcação, do tipo catamarã.
Saiba mais sobre a retomada das atividades náuticas na Pampulha
A navegação na Lagoa da Pampulha foi proibida ainda na década de 1960, e a retomada só é possível graças aos esforços dos órgãos públicos para a limpeza e revitalização da bacia. Além disso, representa um passo importante para reforçar o turismo no Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2016.
- Leia também: PBH exonera diretor de Águas Urbanas após operação da PF sobre tratamento da Lagoa da Pampulha
“A Lagoa da Pampulha já está limpa. O processo realizado garante uma qualidade que, obviamente, não é para consumo humano, porque a água não foi tratada para ser potável, mas já está em um estado que garante vida.”
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas