Marca coletiva de moda do Vale do Jequitinhonha será lançada no Minas Trend

O Vale do Jequitinhonha, com toda sua riqueza do artesanato, do feito à mão, já encanta o País e o mundo há muito tempo. Vem de lá agora a marca coletiva Almenara Têxtil, voltada para peças de moda autoral confeccionadas por um grupo de 50 empreendedoras da região. E a estreia é nada mais nada menos do que em um dos maiores eventos de moda de Minas e do País: na abertura da 32ª edição do Minas Trend, no dia 22 de outubro, às 11h30, no BH Shopping, na capital mineira.
O lançamento da marca vem com a chancela do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura de Almenara, para dar visibilidade aos pequenos negócios locais e buscar reconhecimento no mercado. O lançamento vai receber 80 peças da coleção Alma, inspiradas nas tradições, saberes e matérias-primas que valorizam a identidade de origem do Baixo Jequitinhonha, exaltando a ancestralidade e originalidade do local.
Serão expostas peças do vestuário feminino; infantil; upcycling (conceito que consiste em customizar uma peça, que pode ter uma funcionalidade diferente da original); acessórios e moda casa. A coleção Alma se utiliza de tecidos sustentáveis e bordados característicos da região de Almenara, conhecida como a “Terra de Alfaiates”.
A tradição de alfaiataria no Baixo Jequitinhonha é passada de geração em geração. Uma das integrantes do grupo, Sandra Botelho, aliou o talento na confecção de roupas ao aprendizado herdado na família para garantir uma renda extra com a atividade. “Participar deste projeto despertou em mim talentos que estavam adormecidos. Isso potencializou meu perfil empreendedor”, conta ela, que lembra que, durante a infância, ficava aos pés de seu pai observando a criação de peças. “Estou me aperfeiçoando e pretendo aproveitar o apoio que estamos recebendo para, junto com as colegas do projeto, já elaborar uma nova coleção de moda autoral”, destaca.







Construção da marca
O desenvolvimento da marca coletiva Almenara Têxtil começou em 2023, por meio do projeto piloto Mãos à Moda”, iniciativa do Sebrae Minas para tornar a moda autoral uma expressão viva da identidade e tradição regional do Vale do Jequitinhonha, contribuindo para a geração de emprego e rendas e novas oportunidades de negócios. Cerca de 200 pessoas foram capacitadas em encontros para desenvolver talentos, mentorias que aprimoraram o processo criativo, precificação, ficha do produto, além de estudos sobre as referências locais para criar a coleção.
Um dos destaques no trabalho de criação da marca coletiva foi a elaboração do “Caderno de Saberes, Ofícios e Tradições de Almenara”, que concentra estudos sobre os artesãos e mestres de ofício da cidade. No conteúdo, os artistas da região Adelícia Amorim, Diomilton Ferraz, Dona Santinha, João do Cipó, Licio Seleiro, Morema Mares e integrantes do Coral Lavadeiras de Almenara e da Folia de Reis Santos Reis compartilham suas origens, processos criativos e técnicas em uma ideia de resgate à cultura local.
Posicionamento e valorização
Após o lançamento da marca durante o Minas Trend 2024 – principal evento de moda do Estado, que reúne marcas, compradores, empreendedores e criativos para apresentar as novidades do setor -, será finalizado o primeiro catálogo com todas as peças e estruturado o modelo de negócio.
O objetivo é que as definições abordadas em análise de aspectos como público alvo; mercado; rastreabilidade; tecidos sustentáveis; pilares da moda autoral; e canais de vendas mais adequados comecem a ser colocadas em prática. A apresentação da coleção no Minas Trend também marca o início da comercialização dos produtos da Almenara Têxtil em âmbito nacional.
Ouça a rádio de Minas