Variedades

Onde comer no Comida di Buteco em BH? Veja mapa interativo com os bares

Concurso começa nesta sexta-feira (11) e segue até 11 de maio; o Diário do Comércio preparou um mapa dos competidores na Capital
Onde comer no Comida di Buteco em BH? Veja mapa interativo com os bares
Crédito: Reprodução Facebook Oficial Comida di Buteco

A 25ª edição do Comida di Buteco, um dos eventos mais tradicionais de Belo Horizonte, começa nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 11 de maio. Celebrando um quarto de século, o concurso deste ano reunirá 125 bares, que apresentarão pratos de tema livre com um preço fixo de R$ 35.

O Comida di Buteco não elege apenas o melhor prato, mas também o bar que proporciona a melhor experiência ao público, avaliando, além do aperitivo, o atendimento, a temperatura da bebida e a higiene do estabelecimento.

O concurso Comida di Buteco em 2025

É ‘buteco’, com u mesmo, do jeito que os mineiros chamam os bares. O concurso, que nasceu em 2000 com o objetivo de resgatar os ‘butecos’ autênticos, em Belo Horizonte, cresceu e atualmente é formado por 27 circuitos. Anualmente, o Comida di Buteco se divide em duas fases:

  • a primeira, de âmbito regional, define os melhores butecos de BH através do voto popular e de um júri especializado;
  • e a segunda etapa reúne os campeões de cada região para uma disputa em nível nacional.

O Espetinhos do Paulão, localizado no bairro Nova Cachoeirinha, na região Noroeste de Belo Horizonte, foi o campeão do Comida di Buteco 2024 na capital mineira. O prato vencedor, batizado de ‘Boi Bandido’, encantou o paladar dos jurados e do público com uma combinação irresistível de costela bovina, milho verde e mandioca cozida, tudo finalizado com manteiga e acompanhado da tradicional farofa da casa.

Crédito: Divulgação Comida Di Buteco

Confira todos os botecos participantes e os petiscos oferecidos no mapa interativo da edição de 2025:

Como é a pontuação da disputa?

Como parâmetro para decidir o vencedor, o prato leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados os outros 50%. O resultado sai em maio, e o ganhador concorre posteriormente ao título de “Melhor Buteco do Brasil”, em julho.

Uma regra de inelegibilidade para o ano seguinte é aplicada aos 20% piores classificados, espelhando o que ocorre em competições esportivas como o futebol e em eventos culturais como os desfiles de escolas de samba.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas